NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

Foto: Genival Paparazzi-Cortesia


ÍNDICE: Derrota injusta / Lembrando o velho árbitro Mário Vianna / Muito chão pela frente / Ideia de perseguição / Ex-goleiro do Palmeiras / Ex-goleiro do Sport / Salve o Timbu / Campeão do Centenário

 



DERROTA INJUSTA

É como se pode classificar esta que o Sport sofreu para o Palmeiras, na Ilha do Retiro. Na maioria do jogo, o Leão esteve melhor do que o Porco. Reagiu após levar um gol, de pênalti, cometido pelo zagueiro Chico. Logo empatou com Barletta. Belíssimo gol. Teve bola no travessão, desperdiçou chances e foi castigado com um pênalti inexistente, que levou o time paulista à discutida vitória por 2 x 1 aos 45 do segundo.

LEMBRANDO O VELHO ÁRBITRO MÁRIO VIANNA

“O juiz errrrroooo!” A frase tornou-se um chavão para o ex-árbitro Mário Vianna, que passou a ser comentarista de arbitragem, depois que largou o apito. Vi a imagem do lance fatal mais de uma vez, só para reforçar meu argumento, mas senti logo no ato, que o juiz Bruno Arleu de Araújo havia errado. O zagueiro Matheus Alexandre, do Sport, foi claramente na bola e o palmeirense Raphael Veiga se atirou no chão, induzindo o árbitro ao erro, o que foi confirmado pelo VAR. Será necessário, daqui em diante de um VAR para o VAR?

MUITO CHÃO PELA FRENTE

A torcida do Sport mostra-se aborrecida e com razão. Porém, o Brasileirão só está no começo. Há ainda um longo caminho a percorrer, e o Leão da Ilha, nos dois jogos que disputou, contra São Paulo e Palmeiras, demonstrou que não vai ser aquela ‘mangaba’ que muita gente propagandeava.  

IDEIA DE PERSEGUIÇÃO

É hora de acabar com esse complexo de inferioridade, segundo o qual, os times nordestinos são perseguidos pelos árbitros. Essa ideia também passa pela cabeça dos jogadores. Tanto que em entrevista após o jogo, o lúcido Lucas Lima, capitão da equipe rubro-negra, disse que os juízes “sempre prejudicam os pequenos”. Além do Sport, o futebol nordestino está representado pelo Bahia, Ceará, Fortaleza e Vitória.

EX-GOLEIRO DO PALMEIRAS

Na polêmica, que ainda vai dar muito o que falar, um eterno ídolo do Palmeiras, Marcos, conhecido como Marcão, o goleiro campeão do mundo em 2002, de muitas glórias alcançadas defendendo o Verdão, nem bem o jogo terminou, lançou seu protesto contra o segundo pênalti. Declarou-se envergonhado, como palmeirense.  

EX-GOLEIRO DO SPORT

Sem perder a linha, uma característica sua, o ex-goleiro Magrão manifestou-se sobre o tal pênalti. Como a massa rubro-negra, ele condenou a injustiça cometida contra sua equipe do coração.

SALVE O TIMBU!

“Desde cedinho já está acordado / É o Timbu, é o Timbu coroado”. O conhecido marsupial, que habita a Zona da Mata e o Litoral de Pernambuco, tornou-se o símbolo do glorioso Clube Náutico Capibaribe, que hoje, 7 de abril de 2025, está completando 124 anos de fundado. Sua trajetória é longa e está eternizada em livros, jornais e discos. No momento, o Clube dos Aflitos, passa por uma fase sem brilho, integrando a terceira divisão do futebol nacional, tendo ficado fora das semifinais do Campeonato Pernambucano 2025. De qualquer maneira, sua torcida continua apaixonada e fiel, esperando que, com a implementação da SAF projetada, novos ventos voltem a soprar naqueles lados. Feliz aniversário, timbuzada!

CAMPEÃO DO CENTENÁRIO

Outro que aniversaria neste mês é o América Futebol Clube, o Campeão do Centenário (1922, primeiro aniversário da Independência do Brasil). Fundado em 12 / 4 / 1914, o Periquito resiste às intempéries, graças, principalmente a descendentes de antigos alviverdes, como o seu presidente atual, João Antônio Moreira, filho do ex-presidente José Augusto Moreira, responsável pela construção da sede do clube na Estrada o Arraial. Juntamente com os irmãos João e Rubem, Zezé, como era conhecido, compunha o trio Irmãos Moreira, de muitos serviços prestados ao Periquito. O América foi seis vezes campeão estadual: 1918-1919-1921-1922-1927-1944.

Foto: Genival Paparazzi-Cortesia

Comentários