NO PÉ DA CONVERSA -Lenivaldo Aragão

Reprodução: Sport Cub do Recife


ÍNDICE: LANTERNA QUE INCOMODA / A HORA DA VIRADA / CHUMBO GROSSO PARA NÁUTICO E RETRÔ / JOGOS LÁ E CÁ / LEÃO CAIU NA LARGADA / COPA DO NORDESTE / O TIMBU DE TODOS OS ANJOS / A CORAGEM E A CARA DE ZÉ LUCAS /  SANTA E CENTRAL EM AÇÃO




LANTERNA QUE INCOMODA

A presença do Sport na lanterninha do Campeonato Brasileiro não deixa de ser um tremendo incômodo para quem tanto lutou pelo retorno à principal divisão nacional. À parte, prejuízos sofridos com erros de arbitragem, o time da Ilha do Retiro, que em três jogos sofreu duas derrotas e obteve um empate, precisa mostrar ao País que não voltou à cena apenas para fazer número.

A HORA DA VIRADA

O Sport volta a jogar em casa, nesta Quarta-Feira de Trevas (16). Às 19h, o tricampeão pernambucano recebe o Bragantino-SP. O time de Bragança Paulista, cidade de 176.811 habitantes, está na zona intermediária na classificação. É o 11º colocado, 4 pontos em 3 jogos disputados – o mesmo número de partidas realizadas pelo Sport. Tem 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. O Rubro-Negro apresenta um cartão de visitas nada lisonjeiro. Empatou 1 e perdeu 2 jogos. Obteve só 1 ponto. O time de Pepa ainda está ‘donzelo’ em termos de vitória. Agora contra o Massa Bruta, espera a galera que o Leão possa reviver o célebre frevo-canção do inesquecível Nelson Ferreira, chamado Bloco da Vitória – “Venha minha gente /
Pro nosso cordão / Que a hora da virada chegou.”

CHUMBO GROSSO PARA NÁUTICO E RETRÔ

Vem aí a terceira fase da Copa do Brasil. Pernambuco presente, com Náutico e Retrô. A novidade é a chegada de equipes de peso, que entraram de “agarra”, para usar uma velha gíria da Marinha. Ao contrário dos outros times, não tiveram que ralar desde o comecinho da competição.

 

JOGOS LÁ E CÁ

Agora serão encontros de ida e volta. O Náutico encara o São Paulo, e o Retrô tem o Fortaleza em seu caminho. Datas a serem ainda marcadas pela CBF. O Náutico eliminou o Santa Cruz de Natal (RN) e o Vitória (BA). Já o Retrô derrubou o Jequié (BA) e o Atlético (GO). Os tricolores paulista e cearense não eliminaram ninguém porque só agora estarão estreando. Numa boa!

LEÃO CAIU NA LARGADA

O Sport também participou da CB 2025, mas não passou da etapa inicial, alijado que foi pelo Operário de Várzea Grande, Mato Grosso. Um dramático 0 x 0 tirou o Leão da arena logo no primeiro e único jogo.

COPA DO NORDESTE

Competição em compasso de espera. Os quatro classificados do Grupo A para as quartas de final já são conhecidos: Vitória, Sport, Ferroviário e Fortaleza. O Grupo B   ainda tem uma rodada a ser cumprida, porém, já tem o Bahia classificado, com 13 pontos. O G4 é completado por CSA (2º / 10), Ceará (3º / 10) e Náutico (4º / 8). A seguir, Confiança (5 º / 7), América-RN (6º / 7) e Juazeirense (7º / 6). O Náutico joga sua sorte contra o tricolor baiano, na Fonte Nova. Os que vêm atrás podem atrapalhar os planos do Alvirrubro.

O TIMBU DE TODOS OS ANJOS

Todos os caminhos levavam a Hélio dos Anjos para substituir Marquinhos Santos. E pela quinta vez o técnico mineiro comanda a equipe alvirrubra. Já pode se considerar de casa, malgrado as malcriações dirigidas aos antigos dirigentes na sua última saída e a encrenca trabalhista em que meteu o clube. A verdade é que uma boa parte da torcida está achando que agora o time tira o pé da lama. Sábado que vem (19), o antigo goleiro estará naquele quadrilátero reservado aos treinadores, à margem do campo dos Aflitos, dando seus gritos e palavrões e gesticulando a valer, no jogo do Timbu contra o agora temível Botafogo-PB.

A CORAGEM E A CARA DE ZÉ LUCAS

O garoto começou a aparecer não faz muito tempo, na equipe principal do Sport, quando poucos sabiam de quem se tratava. Vindo da base leonina, logo se firmou. De repente, estava na Colômbia, defendendo o Brasil em mais um Campeonato Sul-Americano Sub-17. Como cantou Luiz Gonzaga, o nosso Rei do Baião, chegou em Teresópolis, centro de preparação da Seleção Brasileira, carregando “a coragem e a cara”, como nordestino legítimo. Entrou no time para não mais sair, recebendo a missão de ser o capitão. Foi assim que na conquista do título de campeão pela garotada da camisa amarela, teve a honra de levantar o troféu. Palmas para Zé Lucas, que ele merece.

 

SANTA E CENTRAL EM AÇÃO

A expectativa é grande entre os adeptos do Santa Cruz e do Central pela estreia de ambos, domingo (20), na Série D do Brasileirão. A Cobra Coral vai a Campina Grande encarar o Treze, às 15h30, enquanto a Patativa recebe o Ferroviário cearense, às 16h. Esperamos que correspondam aos anseios de seus torcedores.

Os representantes de Pernambuco fazem parte do Grupo 3 (são 8 ao todo), junto com América-RN, Ferroviário-CE, Horizonte-CE, Santa Cruz-RN Sousa-PB e Treze-PB.


 

Comentários