HISTÓRIAS DO MUNDO DA BOLA-Lenivaldo Aragão

 

Lenivaldo Aragão com  Zagalo, Garrincha e Nilton Santos, todos do Botafogo, no Aeroporto dos Guararapes (Foto Antônio Barreto-DP).

 

Amílcar Ferreira, o juiz que foi ‘vítima’ de Mané Garrincha



Há muita história em torno de Garrincha, como estas contadas por Evandro Tinti, paulista de Catanduva, e grande colecionador de causos:

1) Garrincha muitas vezes passava uma partida inteira meio aéreo, alheio ao que acontecia em campo. Mas era só marcá-lo na violência para que pegando e sacudindo a poeira começasse a executar a sua notável série de dribles. Num jogo (do Botafogo) contra o São Cristóvão, esteve completamente omisso, até que levou um pontapé. Daí em diante, começou a dar um show de dribles, deixando tonto seu incauto marcador. Num deles, passou como um raio rumo ao gol, o que fez com que o juiz Amílcar Ferreira também desse um pique para acompanhá-lo na jogada. Mas, de repente, Mané estanca, dá um giro rápido e volta, talvez para outro drible. Na velocidade em que ia, o juiz quis também parar e voltar, mas no giro acabou esparramando-se no campo, debaixo das gargalhadas da multidão. Possesso, levantou-se e, ainda limpando as calças, partiu de dedo no nariz de Garrincha:

– Olha aqui. Eu não sou palhaço. Se você der outro drible desses, eu lhe boto pra fora.

2) Tentando explicar melhor o local de uma contusão, o Dr. Lídio Toledo, ex-médico do Botafogo e da Seleção Brasileira, pegou um osso, o fêmur, numa ponta, mostrando a Garrincha.

– Conhece o fêmur?

Mané respondeu:

– Ainda não, muito prazer.

3) Intervalo de jogo. O técnico Vicente Feola está dando instruções aos craques da Seleção Brasileira no vestiário. De repente, vira-se para Garrincha:

– Você, Mané, vai avançar mais pelo canto. Daí...

Ao observar Garrincha refestelado num banco, lendo um gibi do Tio Patinhas, sem nenhuma preocupação, o treinador irritou-se:

– Bem, Mané, então faça o que quiser, tá?
Garrincha fez um sinal de positivo com a cabeça. Na hora do jogo fez o que quis e o Brasil ganhou fácil.

 

Comentários