NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 (Um verdadeiro balaio de notícias)


Foto: Yahoo Esporte-reprodução

 

A PREVISÍVEL VITÓRIA DO SPORT - A vitória do Sport por 2 x 0 estava dentro da lógica. O primeiro tempo terminou em 1 x 0, gol de Jorginho aos 13 minutos, porém o placar poderia ter sido mais amplo, tal a superioridade demonstrada pelo Leão. A defesa do Santa Cruz, com três zagueiros, pegava a rebordosa que vinha lá da frente, haja vista a desvantagem que o Tricolor levava no meio de campo. Na segunda fase, o Santa começou com tudo e o Sport se surpreendeu com a reação do adversário. A torcida da Cobra Coral levantou-se várias vezes para comemorar o empate, mas quem terminou festejando foi a turma do Leão. Justamente no momento em que o Santa estava melhor. Um vacilo numa disputa permitiu ao uruguaio Labandeira retomar a bola na direita, perto da bandeira de escanteio, e cruzar. Igor Cariús tocou para Luciano Juba, que não perdoou: 2 x 0. Foi uma ducha de água fria nos tricolores. Mesmo com a entrada do retornado Chiquinho, o time do Arruda não tinha mais o que fazer.


CIDADÃOS E MARGINAIS- Pelo que sei, os 21.708 torcedores que foram à Ilha do Retiro, entre eles uma pequena fração de tricolores, por causa da formal limitação dos ingressos, portaram-se como cidadãos de bem. Sem poder chegar ao local do Clássico das Multidões tendo em vista o policiamento, os marginais atuaram longe da Ilha. Sei, através da mídia, de distúrbios cometidos no Pina. Creio que deve ter havido também noutros lugares, como é praxe. Os verdadeiros amantes do futebol eram aqueles que estavam no estádio. Os outros são arruaceiros que devem ser combatidos com o maior rigor possível.


O LEÃO JÁ CHEGOU- Com 27 pontos e três ainda a disputar, o líder Sport já tem lugar assegurado numa das semifinais do Campeonato Pernambucano. O vice-líder Retrô, com 18, está bastante encaminhado. Os dois primeiros da fase classificatória entram nas semifinais direto. As duas outras vagas serão disputadas pelos times que se classificarem do 3º ao 6º lugar em mata-mata de jogo único. Neste momento entrariam na disputa das quartas de final, pela ordem: Central, Náutico, Salgueiro e Petrolina. O número de partidas realizadas na fase classificatória não é uniforme, em virtude de adiamentos provocados pelas Copas do Brasil e do Nordeste. Por exemplo, o Náutico, que recebe o Salgueiro às 16h30 deste domingo (12), nos Aflitos, tem mais três partidas a disputar. Ao todo, incluindo o encontro com o  Carcará, 12 pontos em jogo.  


PERIGO RONDA O ARRUDA- O Santa Cruz precisa sacudir a poeira da derrota no clássico e tratar de evitar um vexame. Com 12 pontos e em 9º lugar, a Cobra Coral está batendo à porta do quarteto do rebaixamento, que tem Íbis (10º / 9), Afogados (11º / 8), Belo Jardim (12º / 2) e Caruaru City (13º / 2). O Tricolor vai ainda disputar 9 pontos contra Íbis, Central e Belo Jardim. Mas a turma da degola ainda joga. Seria uma tragédia o centenário Santa Cruz cair para a Série A 2.


JOGO DA DESILUSÃO- É o que vai ser disputado quarta-feira (15) em Belo Jardim, entre o Caruaru City e o Belo Jardim. Os dois já estão rebaixados e jogam por jogar. Sem ter o que fazer daqui para frente, o Caruaru City já dispensou o técnico e um punhado de jogadores. Os outros degolados, inclusive o Belo Jardim certamente farão o mesmo.


UMA ÁRBITRA SEGURA-Falo de Debora Cecília, árbitra pernambucana da Fifa. Ainda no rescaldo do Dia Internacional da Mulher, a Ceaf a escalou para dirigir o Clássico das Multidões. Uma missão que não é fácil, mesmo para os marmanjos. Gostei de seu desempenho. Foi bem, tecnicamente, e mostrou personalidade, sem excesso de autoridade, na hora em que precisou mostrar o cartão amarelo a rubro-negros e tricolores.


ÍDOLOS DE SEIS DÉCADAS-Louvável a iniciativa da Engenho de Mídia, comandada por Sérgio Moury Fernandes e Luciano Moura, de fazer uma revista com os melhores jogadores do futebol pernambucano de Náutico, Santa Cruz e Sport, de 1961 para cá. Missão confiada ao companheiro José Neves Cabral. Ex-dirigentes  e dirigentes dos três clubes foram convidados a apresentar uma relação de 20 nomes. Daí sairá a lista final de cada clube. Jornalistas também foram convidados. Este locutor que vos fala deu seus palpites. A revista certamente vai dar o que falar. Aliás, já está dando. Elogios não têm faltado à iniciativa, mas a preocupação é com as possíveis “injustiças”, devido à fartura de craques que povoaram o futebol de Pernambuco nessa época. Pelo jeito, Sérgio e Luciano vão ter que soltar outras edições  depois, tipo as Séries A, B, C do Campeonato Brasileiro.    


A VEZ DO TIMBU -Depois da sensacional vitória sobre o Vila Nova pela Copa do Brasil, a torcida do Náutico deve comparecer em peso aos Aflitos neste domingo (12). Pela 11ª rodada do Campeonato Pernambucano, o Alvirrubro recebe o perigoso Salgueiro, em jogo marcado para 16h30. Ambos têm 13 pontos, mas o time anfitrião leva vantagem nos critérios de desempate. O Náutico é o quarto colocado, e o Salgueiro ocupa a quinta posição.


BOLA E MATEMÁTICA - O Íbis foi ao Agreste e chegou a encarar o Porto. Estava ganhando por 1 x 0, deixando o presidente Ozir Ramos JUNIOR animado. Todavia, o Pássaro Preto não resistiu à reação do Gavião e terminou entregando o ouro.  Perdeu por 2 x 1. Abre a zona da desova, pois está em 10º lugar, com 9 pontos. São quatro os que caem para a Série A 2. Com ele, estão condenados, neste momento, Afogados, Caruaru City e Belo Jardim, os dois últimos já rebaixados. Com 3 jogos ainda a disputar, contra Náutico, Afogados e Retrô, o Íbis tem chances matemáticas de escapar. Na matemática, tudo bem; o problema é lá dentro, com 


O TIME DELES


Aldo Paes Barreto (jornalista)-SPORT


João Campos (prefeito do Recife)-NÁUTICO


Sebastião Oliveira (presidente do Avante-PE)-SANTA CRUZ


Foto: Yahoo Esportes

   

Comentários