Jogos decisivos aumentam a temperatura dos estaduais

 

Com o melhor time do Pernambucano, Sport quer destronar o bicampeão Náutico (Reprodução Globo Esporte)


Apesar de haver hoje em dia muitas restrições aos campeonatos estaduais, como mostrou Evandro Carvalho, outro dia, numa reunião com veteranos cronistas esportivos, “a turma do pijama”, na sala da presidência da Federação Pernambucana de Futebol, nota-se a força dessas competições quando as fases finais se aproximam, com as emoções se espalhando pelos Estados e pelo País.

Um exemplo é São Paulo, onde times poderosos, como Corinthians e São Paulo já estão alijados da briga pelo título. E não se diga que foi por desinteresse deles, que deram tudo para chegar à grande decisão.

O Palmeiras passou pelas semifinais no pau do canto. Venceu o Ituano por 1 x 0, com um gol contestado por ter sido precedido de uma falta cometida pelo Verdão.

PERNAMBUCO E NORDESTE

Em Pernambuco ainda estamos caminhando para as semifinais. O líder Sport, com 27 pontos e mais um jogo a disputar já tem lugar assegurado na próxima fase. Cinco clubes disputam a outra  vaga direta ou a classificação propriamente dita às semis. A fila está assim: Náutico (22), Retrô (21), Petrolina (19), Central (14) e Salgueiro (13). Como há alguns clubes com jogos atrasados, quem está fora do sexteto ainda tem chances de chegar. Um exemplo é o Santa Cruz, nono colocado, com 12 pontos, que pode atingir chegar 21, posto ter ainda três jogos a realizar, enfrentando Íbis e Central, no Arruda, e o Belo Jardim, fora de casa. Portanto, nove pontos em jogo.   

Noutros Estados o cinto também se afivela e o torcedor se empolga. Velhas rivalidades afloram com grande ênfase, como no Ceará, que tem o melhor futebol do Nordeste atualmente. Lá, a terceira força, o Ferroviário, acaba de ser defenestrada, e a briga pelo título reunirá mais uma vez Ceará e Fortaleza. Na Bahia, o Vitória, um dos eternos candidatos a dar a volta olímpica, vai se limitar outra vez a assistir à disputa final, agora entre o Bahia, seu eterno rival, e o Jacuipense. O Leão do Sisal confirmou sua presença na  decisão, com uma incontestável vitória por 3 x 0 sobre o Juazeirense. O atual campeão baiano é o Atlético de Alagoinhas; o Jacuipense é o vice.

Em Alagoas, a disputa também colocará em confronto a Capital, representada pelo CRB, e o Interior, com o ASA, o tradicional time de Arapiraca.

Na Paraíba, os dois finalistas sairão dos duelos Sousa (Sousa) x Botafogo (João Pessoa) e Treze (Campina Grande) x São Paulo Crystal (Lucena).

No Rio Grande do Norte, um quadrangular envolvendo América (1º), ABC (2º), Potiguar de Mossoró (3º) e Santa Cruz (4º), indicará os dois finalistas. Do quarteto, só o Potiguar não é de Natal. Como na Bahia, em Alagoas e na Paraíba, haverá a disputa entre Capital e Interior, um incentivo para o fortalecimento do futebol interiorano. 

Ainda prescrutando o Nordeste, vemos o Campeonato Sergipano, com os tradicionais Confiança (1º) e Sergipe (2º), liderando a corrida rumo ao título. São seguidos pelo Lagarto (3º) e Itabaiana (4º), estes dois últimos, do Interior.

Voltando à parte de cima do mapa, temos as disputas piauiense e maranhense. No Maranhão, o Maranhão e o Moto Club, ambos da capital, São Luís,  farão a final, e no Piauí, os finalistas devem sair do quarteto River (Teresina), Fluminense (Teresina), Altos (Altos) e  Parnahyba (Parnaíba).

CENTRO-SUL:


RIO DE JANEIRO

Final Flamengo x Fluminense

SÃO PAULO

Palmeiras x vencedor da semifinal Água Santa x Bragantino

MINAS GERAIS

Final entre América e Atlético

RIO GRANDE DO SUL

Semifinais: Caxias x Internacional – no primeiro jogo houve empate de 1 x 1, em Caxias, e Grêmio x Ypiranga de Erexim.

Na parte baixa do mapa, as decisões serão retardadas por causa da Data-Fifa.

PARANÁ

As semifinais tiveram estes resultados nos jogos de ida: Maringá 0 x 2 Atlético e Cascavel 2 x 1 Operário Ferroviário.

SANTA CATARINA

Ainda estão sendo disputadas as quartas de final, em ida e volta, cuja primeira rodada apresentou estes resultados: Avaí 0 x 0 Criciúma, Barra 2 x 0 Chapecoense, Concórdia 0 x 0 Brusque e Figueirense 0 x 1 Hercílio Luz. Depois dos jogos de ida serão conhecidos os semifinalistas.

 

Comentários