NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão


 

O protesto de Inaldo Freire surtiu efeito (Foto: reprodução


O GRITO DA ILHA

Sport e Retrô enfrentam-se no próximo sábado (28) pelo Campeonato Pernambucano. Jogo inicialmente marcado para 10h30. O fisiologista Inaldo Freire,  do Leão. chiou. Temperatura beirando os 40 graus. Desgaste total para jogadores dos dois lados. A FPF levou em consideração a argumentação daquele acreditado profissional e  mudou o horário. A partida foi reprogramada para 19h. Prevaleceu o bom senso.


OUTROS TEMPOS

Vez por outra fala-se nas antigas preliminares  envolvendo aspirantes, que começavam às 13h30 – as partidas principais iniciavam-se às 15h15. Os juvenis enfrentavam-se aos domingos a partir das 8h. Acontece que o Sol não era tão abrasador como nos tempos atuais. Além disso, uma brisa fresca saía do mar, beijava o Capibaribe e se espalhava pelo Recife. Hoje, os paredões constituídos por inúmeros edifícios já não permitem essa regalia. E tome brasa no quengo.


LESTON JÚNIOR

O ex-técnico do Santa Cruz acaba de assumir o comando da equipe do Campinense. A Raposa começou a Copa do Nordeste perdendo por 2 x 0 para o Fortaleza e quer se impor, tanto na competição regional, como no Campeonato Paraibano.


O TERRAÇO DE CACÁ

O ex-atleta de remo e basquete e ex-dirigente do Náutico Ricardo Breno Rodrigues, Cacá, Grande Benemérito do Timbu,  há tempos reúne nas tardes de sábado, um pequeno grupo de alvirrubros para falar do passado e da atualidade do Clube dos Aflitos. Geralmente há um convidado especial. Sábado passado (21) foi-me dada essa honra. Uma tarde aprazível, com muito papo, no terraço de Cacá, na 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte. Lá existem fotografias do Timbu pregadas por todos os lados.

Cacá, legenda viva do Náutico

PERNAMBUCO NO NORDESTÃO

O torcedor pernambucano está exultante, acredito, com a estreia positiva de seus três representantes na Copa do Nordeste. Sport, no Recife, e Náutico, em Alagoinhas-BA, venceram, enquanto o Santa Cruz, jogando em Salvador, obteve um empate com sabor de vitória. Viva!


AGORA O ESTADUAL

Os três só voltarão a campo pelo torneio regional em fevereiro – Náutico x CRB (4), Campinense x Sport (5) e Santa Cruz x Fluminense-PI (8). Nesta terça (24), começa a quinta rodada do Pernambucano 2023, que terá este desdobramento:

Terça, 24

ÍBIS (9º) x SALGUEIRO (7º), Gileno de Carli, Cabo de Santo Agostinho, 15h

SPORT (3º) x BELO JARDIM (13º), Ilha do Retiro, Recife, 20h

Quarta, 25

RETRÔ (1º) x NÁUTICO (2º), Arruda, Recife, 20h

Quinta, 26

MAGUARY (10º) x PETROLINA (11º), Arthur Tavares de Melo, Bonito, 18h30

SANTA CRUZ (8º) x CARUARU CITY (12º), Arruda, Recife, 20h

Obs.: o Afogados (4º) folga.  


AS TAIS ORGANIZADAS

Nem bem a nova temporada começou e as torcidas organizadas já dão trabalho Brasil afora. Em Alagoas, a Polícia Militar apela ao Ministério Pública para que a presença delas nos estádios seja proibida. Domingo passado (21) o pau quebrou no jogo CRB x Sergipe pela Copa do Nordeste. A alguns quilômetros dali, no bairro Mangabeiras, um torcedor vestindo a camisa do Galo, teve seu carro apedrejado por membros da Torcida Azul, do CSA.


POR FALAR NISSO...

Lépido e fagueiro, encontro no calçadão de Boa Viagem, fazendo sua caminhada diária, o coronel Veloso, da PMPE, hoje aposentado. Durante um bom tempo, ele comandou o Batalhão de Choque, que era encarregado de conter a fúria dos fora da lei no Arruda, nos Aflitos e na Ilha.


BRASILEIRÃO FAZ SUCESSO

Pela segunda vez consecutiva, o Campeonato Brasileiro foi eleito o mais forte do mundo, com 1.181 pontos, pela Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol, sediada na Suíça. O segundo lugar pertence à Premier League, inglesa, vindo em terceiro, a espanhola La Liga.


LULA DAS FOTOS

Numa estada rápida em Caruaru passei pelo café, nas imediações da Catedral de Nossa Senhora das Dores, que virou um ponto de encontro da intelectualidade da Terra de Vitalino. Não sou do ramo, mas fui abraçar um velho amigo, o antigo gazeteiro e hoje advogado Lula, que armazena um verdadeiro arsenal de fotografias da Capital do Agreste. Muitas são da época em que nós dois nem “pensávamos” em nascer. Infelizmente, o grande baluarte da memória fotográfica caruaruense não havia chegado para assinar o ponto. E eu não podia esperar. A qualquer hora chego de novo por lá.

Foto: Reprodução

Comentários