Toco, Travo e Canela


São dez notas nos mais diversos tons e cores

DUELO DE TRICOLORES – Depois do sensacional empate por 0 x 0 com o Operário de Mato Grosso, em Cuiabá, quando se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil, o Santa Cruz tem um dura missão neste sábado, 8, agora pela Copa do Nordeste. Às 16h, a equipe de Itamar Schülle encara o Fortaleza, no Castelão, pela Copa do Nordeste.  Se jogar com a mesma determinação com que se apresentou na Arena Pantanal, tem chance, embora o Fortaleza seja melhor. O treinador tricolor vem se virando como pode, pois ainda se queixa de não ter um plantel completo.

Técnico Itamar Schülle (futebolbahiano.org)



DO FORRÓ PARA O TANGO – Atual campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza enfrenta o Santa Cruz, de olho no Independiente, seu adversário da próxima quinta, 13, em Buenos Aires, pela Copa Sulamericana. É a primeira vez que um time cearense disputa uma competição internacional oficial. E o Tricolor do Pici quer fazer bonito.

TIMBU NA PARAÍBA – Ao mesmo tempo em que o Santa Cruz mede forças com o Fortaleza, o Náutico batalha no Almeidão, em João Pessoa. Às 16h o Timbu encara o Botafogo. Um bom número de torcedores alvirrubros estará apoiando sua equipe diante do Belo, que já virou um calo para os times pernambucanos. Kieza faz falta, porém Salatiel (foto) está com moral.

TIMES DE FORA – É como pode se definir os adversários do jogo deste domingo, às 16h, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. O Decisão, que virou saco de pancadas, recebe o Sport pelo Campeonato Pernambucano. Não pode jogar em Bonito porque o estádio local está interditado. O jeito é usar o campo alheio. Apesar de serem dois estranhos no ninho, digamos assim, deve haver um público razoável. O Decisão certamente levará uma parte de sua torcida à Capital do Agreste, e o Sport tem muito torcedor lá. Como Caruaru virou cidade de risco em dia de jogo, é bom o policiamento não dar moleza aos deliquentes que por acaso surjam no Lacerdão. Agora, bala, só se for de morango, uva ou laranja cravo, para mim, melhor do que tangerina.
Lacerdão recebe Decisão e Sport (Divulgação)



NA ARENA – O Estadual tem ainda Retrô x Salgueiro, neste sábado, 8. Será na Arena de Pernambuco, às 19h. O Retrô é o quinto colocado, e o Salgueiro está em sexto lugar. Jogo que promete equilíbrio.

FARRAPADA NA ILHA – O Sport estava com a vitória praticamente assegurada contra o Imperatriz do Maranhão, todavia ao apagar das luzes, permitiu o empate por 2 x 2. Gols do pernambucano Cesinha, que brilha no futebol maranhense. Jogo pela Copa do Nordeste, na Ilha do Retiro, o reduto leonino. Apesar da farrapada, o campeão pernambucano mantém a liderança do Grupo A, com 5 pontos – 1 vitória e 2 empates. Volta a campo pelo Nordestão, sábado 16, contra o Náutico, nos Aflitos, às 18h.

Cesinha saiu do Treze para brilhar no Imperatriz (Reprodução)


FARRAPADA NO VIANÃO – Na mesma noite, quinta-feira, 6, o Afogados estava muito à vontade diante do lanterna Petrolina, em mais um compromisso pelo Campeonato Pernambucano. Jogava no seu domínio, o Estádio Valdemar Viana, e derrotava a Fera Sertaneja por 2 x 0. Como o Sport, o time de Afogados da Ingazeira deixou a vitória escapar. Resultado, 2 x 2. O time de Pedro Manta, que estava reassumindo a liderança, teve que se contentar com o terceiro lugar, ficando abaixo do Náutico (1º) e Santa Cruz (2º). A equipe sertaneja estará novamente em ação na próxima segunda-feira, 10. Enfrentará o líder Náutico, nos Aflitos, às 20h.

ESPETADA – Falei outro dia na frustração do torcedor do Náutico após o empate de seu time por 1 x 1, com o River, na primeira rodada da Copa do Nordeste. Como todos se lembram, o Timbu também deu uma farrapada ao desperdiçar um pênalti no último minuto, com Salatiel.  Já o Bahia, esta semana foi espetado pelo time piauiense para quem perdeu por 1 x 0 pela Copa do Brasil.

CINQUENTENÁRIO -  Está longe ainda, mas a turma que faz o famoso Cansadinhos do Pina, que reúne ex-jogadores, já pensa no festão que espera fazer este ano, na habitual confraternização natalina. Será comemorado o 50º aniversário do grupo. Muita gente que passou por lá já não está entre nós, mas os que estão vivos vão tocando o barco. Um dos mais entusiasmados, apesar da calma com que trata as coisas, é o ex-zagueiro Gilson, que defendeu o Sport e o Náutico, tendo jogado também noutros Estados, como Pará e Ceará.

A CADEIA DA AMIZADE – Ainda adolescente, anos 50, em minha cidade natal, Santa Cruz do Capibaribe, ouvindo jogos pelo rádio, me acostumei com a “Cadeia da Amizade”, comandada por Célio Tavares, o carioca popularizado como Cleo (foto), morto prematuramente e sob cuja batuta dei meus primeiros passos na crônica esportiva. 




De vez em quando, em meio à emoção da partida, eram anunciados os nomes de autofalantes e estabelecimentos comerciais, que estavam ligados na Rádio Clube, entre os quais o “Bar e Restaurante Pra Vocês”, no Pina. Ao vir morar no Recife, em 1956, fiquei curioso para conhecer o Pra Vocês, que depois esteve em plena evidência, com as placas colocadas na cidade imaginária projetada pelo saudoso Augusto Boudoux, com quem convivi vários anos na Redação do Diario de Pernambuco.

Comentários