NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto: Genival Paparazzi-Cortesia


1-O povão fez sua parte


2-Na Série D, de olho na C


3-A dupla da vitória


4-Sem barulho


5-Pernambucano elogiado no Ceará


6- Patativa se prepara


7- Torneio PEBA


8- O time deles


O POVÃO FEZ SUA PARTE – O torcedor do Santa Cruz prestigiou o time, com 30.025 tricolores no estádio em jogo de torcida única. O público só não foi maior por causa da limitação mantida pelo Corpo de Bombeiros após nova vistoria no Mundão.

FICOU NO SONHO – Ouvi muitas vezes o saudoso Adonias de Moura dizer, nos meus verdes anos no DIARIO DE PERNAMBUCO: “Torcedor não vai a campo pra ver seu time perder. Vai pra ver ganhar”. Mesmo sabendo da superioridade e da vantagem do Sport, a turma da Cobra Coral sonhava com uma virada que levasse o Santinha à final do Campeonato Pernambucano. Porém, o Sport se impôs mais uma vez e voltou a derrotar, merecidamente, o Clube das Multidões, agora na casa do adversário.

NA SÉRIE D, DE OLHO NA C – Vem aí a Série D do Brasileiro. Os corais estrearão daqui a um mês, no sábado 12 de abril, em Campina Grande, contra o Treze. Subir para a Série C é a meta, e a aquisição de jogadores mais capacitados é uma necessidade, seja mantido ou não o treinador Itamar Schülle. O Santa Cruz faz parte do Grupo A3 da Série D, juntamente com o Central de Caruaru, segundo representante de Pernambuco na competição. Os demais times são América-RN, Ferroviário-CE, Horizonte-CE, Santa Cruz de Natal-RN, Sousa-PB e Treze-PB.

A DUPLA DA VITÓRIA – Um detalhe chamou à atenção no Clássico das Multidões. Minutos depois de Pepa colocar em ação a dupla Gustavo Maia-Placido Dominguez, em lugar de Carlos Alberto e Lucas Lima, no transcorrer do segundo tempo, saiu o gol da vitória rubro-negra. Um chute de Gustavo foi defendido parcialmente pelo goleiro Rokenedy, e Fabricio, que estava no lance, aproveitou o rebote.

Foto: Genival Paparazzi-Cortesia


SEM BARULHO – Até o fechamento desta coluna não ouvi falar de confusões envolvendo torcedores – ou malfeitores – dos dois clubes.

PERNAMBUCANO ELOGIADO NO CEARÁ– “Arbitragem-De parabéns o árbitro pernambucano no Clássico Rei.” O comentário sintético é do ex-árbitro cearense Lourálber Monteiro sobre a atuação de Rodrigo José Pereira de Lima no jogo Ceará 1 x 0 Fortaleza, gol de pênalti, na abertura da final do Campeonato Cearense. Lourálber sabe do que fala. Iniciou a carreira em Pernambuco, onde morou durante muito tempo, tendo apitado jogos do Soledade, da Boa Vista, do saudoso Urbano Serpa, antes de ser testado na FPF pelo célebre Sherlock. Chegou a topar o célebre Rubem Moreira num torneio-início – essa história, depois eu conto. Atuou profissionalmente ainda na Bahia e no Ceará.

PATATIVA SE PREPARA – O Central espera aproveitar a oportunidade de estar na Série D de 2025 para batalhar pelo acesso à Série C. Enquadrado no mesmo grupo do Santa, o A3, a equipe patativa iniciará sua trajetória no certame nacional em 12 ou 13 de abril, no Lacerdão, diante do Ferroviário cearense. Comandado por Leandro Sena, o Alvinegro está em plena preparação.

 

TORNEIO PEBA – Não estou desvalorizando nenhum campeonato. Refiro-me ao Torneio Pernambuco Bahia (PE-BA) disputado em 1955, com quatro times de lá e quatro de cá. O Santa levou a taça. No momento, estamos vivendo um momento em que a rivalidade futebolística entre pernambucanos está em plena evidência. O Náu/tico derrotou o Vitória, no Barradão, semana passada, pela Copa do Brasil, mas vai voltar a Salvador para encarar o Bahia, agora pela Copa do Nordeste, no dia 26 de março. Já na próxima quarta, 19, o Sport vai se bater com o Vitória, também na capital baiana. Jogo de leões.  

O TIME DELES

Bartolomeu Marinho (advogado e jornalista aposentado)-NÁUTICO

Nando Cordel (cantor e compositor) – SANTA CRUZ

Santana, o Cantador (cantor e compositor) -SPORT

Comentários