CAMPEONATO BRASILEIRO

 

Reunião de dirigentes de clubes e da CBF (Foto: Rafael Ribeiro-CBF)


 

Veja as novidades a serem implementadas na Série A



 

Representantes dos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2025 e dirigentes da CBF, reunidos na sede da entidade, aprovaram novidades para a edição de 2025 da competição.

COMITÊ CONSULTIVO DE ARBITRAGEM

Uma das novidades na arbitragem no Brasileirão será a atuação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais. O grupo vai avaliar as decisões tomadas pelos árbitros na competição. O Comitê é formado pelo italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018, também com larga experiência mundo afora.

MAIS TEMPO DE BOLA ROLANDO

A competição adotará o novo método de reposição de bola. Será o Sistema de Bolas Múltiplas usado na Premier League para que os jogos tenham mais tempo de bola rolando. Quinze bolas serão posicionadas em torno do gramado, em cones, e o jogador apenas "retira" a bola do suporte. O gandula tem apenas o papel de repor as bolas nesses suportes.

DATAS FIFA

Pela terceira vez na história, o Brasileirão 2025 será paralisado durante os períodos de Data Fifa.

MUNDIAL DE CLUBES

Para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que vai acontecer de 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado neste período. Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo vão disputar a competição da Fifa nos Estados Unidos. Enquanto estes clubes estiverem no torneio da Fifa, os demais poderão fazer intertemporadas ou excursões pelo exterior.

COMBATE AO RACISMO

A competição adotará o Protocolo Antirracista implementado pela Fifa. O procedimento de três etapas criou um gesto global contra o racismo no futebol. Consiste em cruzar os braços em forma de X para denunciar um ato de cunho racista e pode ser sinalizado por árbitros, jogadores ou oficiais da competição. Atletas e oficiais devem comunicar ao árbitro por meio do gesto.

O combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação é uma das prioridades da CBF, a primeira confederação a implementar punição desportiva em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo.

ESTRANGEIROS

Os clubes poderão inscrever até nove jogadores de fora do País. Foi mantido o número de estrangeiros aprovado em 2024.

PROTOCOLO DE CONCUSSÃO

O Protocolo de Concussão da CBF será também adotado no Brasileirão. O protocolo estabelece uma substituição extra, caso um jogador sofra uma concussão devido a um choque na cabeça. Se necessário, o médico da equipe, que é o único responsável por diagnosticar a lesão, deverá informar a arbitragem utilizando um cartão vermelho.

A substituição extra prevista no protocolo só pode ser utilizada uma vez por cada time que está em campo. O atleta substituído deverá ficar afastado pelo período mínimo de 5 dias a partir do momento do traumatismo craniano.

SISTEMA DE DISPUTA

Como nos anos anteriores, serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no returno, com a 38ª e última rodada prevista para o dia 21 de dezembro. Pela primeira vez, a principal competição do futebol nacional será disputada ao longo de dez meses. A abertura está marcada para 29 de março.

INSCRIÇÃO DE ATLETAS

Os clubes poderão inscrever no mínimo 35 atletas na competição, até o dia 28 de março (sexta-feira, véspera do início da competição). Os clubes poderão inscrever o número máximo de 50 atletas na competição até o dia 12 de setembro, (sexta-feira, véspera da 23ª rodada), podendo substituir, no máximo, 8 atletas, até o dia 3 de outubro (antes da 27ª rodada).

Fonte:CBF

Comentários