NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 



 

1)            A falta que Rafael faz / 2) Luz amarela na Ilha / 3) Campeonato do desaperto / 4) Tininho do América (01) / 5) Tininho do América (02) / 6) Copa Atlântico / 7) A Timbuzada no frevo / 8) Retrô recebe o Bahia / 9) Aspirantes jogam na Arena

 


 

A FALTA QUE RAFAEL FAZ – Não se pode atribuir a um só elemento o sucesso ou o insucesso em esporte coletivo. Todavia, no futebol há jogadores tão inseridos no contexto, que passam a encarnar o time em que atuam. Nesta derrota do Sport para o Operário Ferroviário-PR, foi enorme a falta que o zagueiro e capitão rubro-negro, Rafael Thiery fez ao Leão. Acredito que com ele em campo, dificilmente o Operário teria marcado os dois gols que o levaram a derrotar o Sport em plena Ilha do Retiro por 2 x 1.   

LUZ AMARELA NA ILHA – Esta expressão é um dos jargões do futebol mais utilizados por narradores e comentaristas brasileiros. Pois, nesta fase final da Série B, a tal convenção passou a se espalhar sobre a Ilha. Com todo o respeito devotado ao Operário, o Sport foi por ele derrotado, quando se esperava mais uma vitória, capaz de fortalecer sua presença no G4 da Série B. O bicampeão pernambucano se mantém no quadrado do acesso, mas agora de olho aceso, voltado para a tal luz amarela. Foi apenas um susto, todavia o técnico Pepa e sua turma devem se manter em estado de alerta nas sete rodadas a serem ainda disputadas. A verdade é que o Sport perdeu uma grande chance de avançar na classificação. Além da invencibilidade de nove jogos.

UM NOVO CAMPEONATO – Finalmente, a Federação Pernambucana de Futebol decidiu fazer mudanças no seu campeonato. É o que tem saído na imprensa. A partir de 2026 haverá outro tipo de competição, com um calendário menos apertado. O desaperto  possibilitará a movimentação das equipes não apenas em sete rodadas.  Na verdade, por menor que seja, qualquer modificação já será um avanço.

TININHO DO AMÉRICA (1) – Constantino Junior, o conhecido Tininho, já deu as cartas no Arruda, dirigindo o futebol e o próprio Santa Cruz. Saiu para a Liga do Nordeste, que ainda preside. Agora dá novo pulo. Nesta quinta-feira (17) assume como diretor executivo do América de Natal.

Foto: Reprodução


TININHO DO AMÉRICA (2)  – Antes de Tininho chegar ao Dragão, outro América, o do Recife, tinha passado pela sua vida. Mas de longe e apenas sentimentalmente. O América recifense, simbolizado por um periquito, ave da família dos papagaios, já teve como presidente um comerciante português chamado José Barbosa, justamente o avô de Tininho. Constantino Barbosa,  filho de José e pai de Tininho, foi dirigente lá, tendo saído para implantar o ciclismo e colaborar com o voleibol do Santa Cruz. Entre os dois Américas há diferenças facilmente notáveis. O daqui é alviverde e o de lá alvirrubro. O verde e o vermelho predominam em cada camisa. O América-PE surgiu em 12 / 4 /1914, estando, portanto, há 110 anos na estrada. O América-RN foi criado um ano depois, 14 / 7 /1915, e tem 109 anos.    

COPA ATLÂNTICO – A competição, de cunho nacional, para a categoria Sub-19, em sua terceira edição leva a marca registrada do Retrô. Contará com 23 equipes, sendo uma da Bolívia. Pernambuco terá Retrô, Náutico, Porto, Retrô, Santa Cruz e Sport. Quem também vem:  Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Santos, CRB, Coritiba, Bragantino, Amazonas, Coimbra-MG, Azuris-PR, Jacuipense, Atlético-PI, Sport Lucena-PB, ABC, Avaí, Vitória, Água Santa-SP, Novorizontino e Deportivo San Antonio Bulo Bulo, da Bolívia. Lançamento na próxima terça-feira (22), no Salão Nobre da FPF.

A TMBUZADA NO FREVO – O Náutico está dando sinais de valorização da verdadeira gama de frevos – de rua, de bloco e canção – feitos para homenageá-lo. Eu mesmo, anos atrás participei de um concurso promovido pelo saudoso Rafael Gazzaneo. Fui jurado, juntamente com J.Michilles, Samuel Valente e outros alvirrubros do ramo. Bela iniciativa!   



RETRÔ RECEBE O BAHIA – A bola corre a partir das 15h desta quinta (17), no CT do Retrô, em Camaragibe. Pelas oitavas de final da Copa do Brasil Sub 20, a Fênix recebe o Bahia. A volta será em 23 de outubro, em Salvador. Na primeira fase, o Retrô eliminou o América de Natal (2 x 0), e o Bahia superou o Tiradentes-PI (8x0).

ASPIRANTES JOGAM NA ARENA – Único clube de Pernambuco a participar do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o Sport enfrenta o CRB, às 15 horas desta quinta-feira (17), na Arena de Pernambuco. Jogo da terceira rodada. Sexto colocado, o Leão da Ilha procura se reabilitar da derrota por 2x1 para o Atlético-MG. O CRB vem de um empate por 2 x 2 com o Botafogo.

 

 

Comentários