NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto::Instagram-Reprodução


ÍNDICE: 1) SPORT DESCEU, SEM DEIXAR O G4. 2) RIVALIDADE REGIONAL. 3) SAF COM MODERAÇÃO. 4) MAIS UM QUE SE FOI. 5) IVAN FEITOSA, O CAPETINHA. 6) AQUARELA NORDESTINA. 7) ÁGUIA E PERIQUITO LIDERAM. 8) SUBIRAM PARA A SÉRIE B. 9) TAMBÉM NA D. 10) YANE NAS ALTURAS. 11) O CRAQUE NO DETRAN



 

SPORT DESCEU, SEM DEIXAR O G4 – O Leão da Ilha do Retiro foi empurrado para a quarta posição do G4 da Série B do Brasileirão, com a vitória do Mirassol nesse sábado (5) sobre o Vila Nova por 1 x 0. O quarteto top está assim: 1º) Novorizontino, 54; 2º) Santos, 53; 3º) Mirassol, 50; 4º) Sport, 47.  Houve ainda, na sabatina, Ponte Preta (13º / 35) 1 x 0 Botafogo-SP (17º / 32) e Ituano (18º / 31) 1 x 0 Guarani (20º / 25).

RIVALIDADE REGIONAL – O Sport, como se sabe, jogará nesta segunda-feira (7), às 21h, na retocada Ilha do Retiro, principalmente o gramado. O time comandado pelo português Pepa receberá o Ceará, um dos seus maiores adversários no futebol do Nordeste. O Vovô está em 7º lugar, com 45 pontos. Tem 13 vitórias, 6 empates e 10 derrotas em 29 jogos. Com um jogo a menos, o bicampeão pernambucano chegou aos 47 pontos, exibindo 13 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. Vencendo o jogo, o time da casa voltará a se igualar ao Mirassol em pontos ganhos e vitórias (50 e 13), mantendo vantagem no saldo de gol, que no momento é 1. Isto posto, o Rubro-Negro volta ao 3º lugar, empurrando o Leão da Alta Araraquarense para a última posição do G4.

SAF COM MODERAÇÃO – É o que acontecerá com as modificações a serem introduzidas no estatuto do Sport. A pretendida SAF, pelo que senti, vai chegando devagarinho, sem afobação. Nada de mexer em valores históricos, sentimentais e simbólicos, como hino, cores etc. Poderá haver contestações com a decisão tomada pela Assembleia Geral dos Sócios. Acontece que passou o tempo dos mecenas que despejavam rios de dinheiro no clube de seu coração, às vezes sendo ressarcidos mais tarde, às vezes não. De uma forma ou de outro, traçando a rota ao seu bel prazer, dentro de uma certa lógica, é claro.

O futebol está virando mais negócio do que paixão. Um clube pode ter um dono que viva a milhares de quilômetros de sua sede, onde jamais botou o pé. Não precisa nem conhecê-lo. Tendo dinheiro para adquiri-lo, é só colocar  seu estafe em campo e estamos conversados. Será mais uma empresa a funcionar no ramo da bola, onde o gol vai lhe valer até um certo ponto, talvez menos do que as moedas  que lhe caem nos cofres, as burras de antigamente, a cada rodada.

MAIS UM QUE SE FOI – Estou falando do narrador Helimar Santiago, que já não faz parte do mundo em que vivemos. Aos 82 anos, ele nos deixou há dois dias após uma vitoriosa carreira. Nascido em Carpina, dono de um vozeirão, atuou nas Rádios Planalto (Carpina), Difusora (hoje Jornal) de Limoeiro, Liberdade e Cultura (Caruaru), Clube de Pernambuco, Jornal e Tamandaré (Recife) e Olinda, na Marim dos Caetés. Atuou também na Secretaria do Governo, e segundo o jornalista Ítalo Rocha, era o locutor preferido de Miguel Arraes nas solenidades presididas pelo ex-governador, no Palácio do Campo das Princesas ou longe dali.

IVAN FEITOSA, O CAPETINHA – Foram décadas de plena dedicação à Rádio Liberdade, desde a época em que era um mero repórter, conhecido como Capetinha. O consagrado radialista Ivan Feitosa era a segunda pessoa do proprietário da emissora, o empresário e desportista Luiz Lacerda, já falecido. Ivan acaba de deixar o comando da instituição localizada em Caruaru,  cuja liderança no Agreste pernambucano ajudou a conquistar. A Liberdade foi vendida a um grupo baiano, que acaba de dispensar os serviços de Ivan. Vida que passa, o competente profissional já deve estar elaborando novos planos, uma vez que ainda tem muito a oferecer na área em que se tornou mestre.

AQUARELA NORDESTINA – Por falar em Ivan Feitosa, a memória me religa num xará do Capetinha, o saudoso Ivan Bulhões. Anos a fio comandou em Caruaru o programa Aquarela Nordestina, que fazia imenso sucesso e revelava muita gente que tinha queda para nosso ritmo regional. Alagoano, nascido na Usina Utinga Leão, município de Rio Largo, antes de virar caruaruense adotivo, Ivan Bulhões atuou como cronista esportivo no vespertino Diário da Noite, da antiga Empresa Jornal do Commercio. Foi também comissário de bordo na extinta Cruzeiro do Sul.

ÁGUIA E PERIQUITO LIDERAM – As eleições municipais fizeram a terceira rodada do Campeonato Pernambucano da Série A3 avançar deste fim de semana para terça (8) e quarta (9). O Águia e o América, o tradicional Periquito, estão nos dois primeiros lugares e vão defendê-los com unhas e bico. Todos os jogos serão às 15 horas. Confira:

Terça (8)

ÁGUIA (1º) X 1º DE MAIO (5º), José Vareda, Limoeiro. Árbitro, Maximiniano Fagundes de Assunção.

AMÉRICA (2º) X SETE DE SETEMBRO (8º), Aflitos, Recife. Árbitro, Tiago Nascimento dos Santos

BELO JARDIM (6º) X CARUARU CITY (4º), Mendonção/Sesc, Belo Jardim. Árbitro, Michelangelo Martins de Almeida.

Quarta-feira (9)

CHÃ GRANDE (3º) X PESQUEIRA (7º), Barbosão, Chã Grande. Árbitro, Artur Armando Gomes Pereira Alves.

SUBIRAM PARA A SÉRIE B – Torcedores do Náutico certamente se sentem frustrados ao tomar conhecimento do quarteto que subiu da Série C para a B do Brasileirão Athletic-MG, Ferroviária-SP, Volta Redonda-RJ e Remo-PA. O Timbu permanece na C, contando agora com um concorrente no Estado, que é o Retrô. Ao contrário do Alvirrubro, que vem gramando há algum tempo, a Fênix é carne nova no pedaço.   

TAMBÉM NA D – Na Série D, a quarta divisão do certame nacional, a torcida dos pernambucanos também será dupla, com o Central e o Santa Cruz. Triste futebol da Terra dos Altos Coqueiros, do Frevo e do Maracatu, no qual muita gente se dá por satisfeita por tão pouco. Espera-se que o Sport chegue mesmo à Série A para mostrar que Pernambuco, mesmo sacrificadamente, ainda tem vez.

YANE NAS ALTURAS – A nossa Yane Marques, que representou o Brasil inúmeras vezes, no pentatlo, acaba de alçar um impetuoso voo, que vem dar força a Pernambuco no desporto olímpico. Yane, natural de Afogados da Ingazeira, ajudará, como vice, o presidente Marco Antônio La Porta a conduzir o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do início de 2025 ao fim de 2028. A dupla ganhou a eleição realizada  há três dias, no Rio. Será sob a égide do novo comando, que o Brasil irá às Olimpíadas de Los Angeles em 2028.

O CRAQUE NO DETRAN – Conta-se muita coisa a respeito do folclórico Dedeu, a maioria das histórias inventadas. Diz a lenda que num dia como hoje em que as eleições corriam por todo o Brasil, o técnico Orlando Fantoni, do Náutico, depois do treino deu instruções aos jogadores que tinham domicílio eleitoral fora para votarem em trânsito. O baiano Ederlindo Pereira Silva Filho não teve a menor dúvida, entrou no seu Fusca e seguiu para o Detran.


 

 

 

  

Comentários