NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

O Retrô quer festa dentro e fora de campo (Foto: esportedovale.com.br)


1-Retrô: bola e marketing / 2- Leão feroz / 3-Timbu e Cobra na maciota / 4- Sem férias antecipadas / 5-Ypiranga inocente e culpado /6-Zebra invade a Ásia / 7-Cuidado com os africanos / 8 – Primeiro com segundo / 9-Desporto e política / 10-Destaques da Crônica Esportiva / 11-35ª Refeno




RETRÔ: BOLA E MARKETING – Além do futebol, que o tem projetado de ano para ano, o Retrô também mostra capacidade no marketing. Nota 10 para quem teve a ideia de dar carga total no pré-jogo, domingo (29), na Arena. Em desvantagem para o Anápolis, após perder por 2 x 1, em Goiás, a Fênix precisa de gente fazendo barulho a seu favor, agora no jogo de volta. Necessita dar uma virada sensacional. Para colocar um bocado de gente no estádio, o clube de Camaragibe anuncia um Sambão,  com chope de graça. Para completar, entrada grátis para ver a grande final. Na base do 0800, com o calor que está começando a fazer, os encarregados de servir o chope à galera devem ir para sua faina, sabendo que terão trabalho dobrado. E haja mé!

LEÃO FEROZ – O Sport retornou ao G4 da Série B, tomando o 3º lugar do Mirassol, que ficou em 4º. Nesse domingo (29), os dois se encaram em Mirassol-SP, às 16h. A torcida rubro-negra espera muita valentia do Leão, mas é bom lembrar que o time paulista estará em casa com a corda toda. Interessante é que os dois têm o mesmo número de pontos ganhos (46) e empatam no primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias (13). No que o Sport leva vantagem é no saldo de gol: 9 a 7.  

TIMBU E COBRA NA MACIOTA – Fora de órbita no futebol profissional, Náutico e Santa Cruz estão se arrumando para a próxima temporada em momento de calmaria. É inadmissível que tenham chegado onde estão. Para sair da enrascada em que se meteram, o que não é de agora, precisam agir parcimoniosamente, principalmente na contratação de jogadores. Não adianta trazê-los em carradas, e na hora da verdade alguns não conseguirem dizer a que vieram. Na base tem muita gente boa almejando um lugar ao sol. É preciso olhar para a molecada. Os torcedores devem colaborar, evitando pressionar para que os times sejam montados apressadamente. Antigamente, só dois elementos palpitavam nesse aspecto, o diretor de futebol, que não recebia salário, e o técnico. Hoje há mais gente a opinar. Então, nada pode ser feito açodadamente.

SEM FÉRIAS ANTECIPADAS – Saído do Brasileirão, o São José, rebaixado da Série C para a D, não parou. Está na Copa Federação Gaúcha de Futebol, juntamente com Ypiranga e Juventude. O objetivo do torneio é manter os clubes em atividade o ano todo. Ou quase isso. O campeão, além da Taça Jorge Lobo Zagallo, garante vaga na Copa do Brasil 2025. O atual campeão é o São Luiz. Grêmio e Internacional também estão lá, mas com o time B, pois o  A continua ocupado. A dupla GreNal, sem dúvida, dá consistência à disputa.

YPIRANGA INOCENTE E CULPADO – Nesta semana, o Ypiranga encarou o TJD-PE duas vezes numa mesma sessão. Foi duplamente denunciado por atos para os quais não contribuiu. Em julho, num jogo contra a Cabense, pelo Pernambucano A2, a Máquina de Costura era o mandante. Lá fora, marginais jogaram  pedras no ônibus dos visitantes. O Ypiranga foi citado, mas acabou inocentado. Durante a mesma partida, outro fora-da-lei atirou um guarda-chuva no gramado. O Ypiranga foi tido como culpado e teve que se coçar com 100 lágrimas. E os maledicentes? Nada? Devem estar rindo e gozando dos “trouxas” que procuram andar na conformidade da Lei.



ZEBRA INVADE A ÁSIA – Não me consta que no Uzbequistão, país asiático, onde se realiza a Copa do Mundo de Futsal, haja zebra. Mas o equino listrado está pintando nas quadras. Depois de a Venezuela ter mandado a Espanha para casa (2 x 1) e de Marrocos ter alijado o Irã (4 x 3), nessa quinta-feira (26), foi a vez de Portugal. O atual campeão voltou para seus pagos antes do que esperava. Foi despachado pelo Cazaquistão, dirigido pelo sergipano Kaká, que tem no elenco três brasileiros, naturalizados cazaques.

CUIDADO COM OS AFRICANOS – O Brasil, que goleou a Costa Rica por 5 x 0 está nas quartas-de-final e vai encarar os marroquinos, egressos, justamente, da África, o continente das zebras. É preciso ter cuidado com eles, portanto. Jogo marcado para domingo, 29, às 9h30. O que vencer disputará uma das semifinais.

PRIMEIRO COM SEGUNDO – Não há primeiro sem segundo, diz um provérbio de uso muito corriqueiro no Brasil. Então, vamos mostrar quem ocupa o pódio e quem o persegue em algumas competições promovidas pela Federação Pernambucana de Futebol:

PERNAMBUCANO SÉRIE A3: 1º) Chã Grande, 2º) Caruaru City

FEMININO: 1º) Sport, 2º) Náutico

COPA PERNAMBUCO SUB-20: 1º) Náutico, 2º) Retrô

PERNAMBUCANO SUB-17: Grupo A-1º) Náutico, 2º) Retrô; Grupo B-1º) Sport, 2º) América

CAMPEONATO PERNAMBUCANO SUB-15: Grupo A-1º) Flamengo de Arcoverde, 2º) Náutico; Grupo B-1º)Sport, 2º) Íbis.

DESPORTO E POLÍTICA – Pelo que sei, só três pessoas que em determinado momento se ligaram a algum dos grandes clubes pernambucanos são candidatos nas eleições que estão chegando.

BIRA DA UNIVERSO – Ubirajara Emanuel Tavares de Melo Filho, há muitos anos gestor da Universidade Salgado de Oliveira, em Pernambuco, e que por mais de uma vez fez parte da diretoria do Náutico. É candidato a vereador do Recife.  

Bira


ROMERINHO JATOBÁ – Romero Jatobá Cavalcanti Neto tenta renovar o mandato de vereador recifense. Ele que se licenciou da presidência da Câmara para se candidatar à reeleição. Tricolor, como o pai, o ex-presidente do Santa Cruz Romero Jatobá, já fez parte da diretoria do Mais Querido, principalmente quando Romerito era o todo poderoso da Cobra Coral.

Romerinho


CHIQUINHO – Um dos mais prestigiados secretários do Professor Lupércio, atual prefeito de Olinda, o ex-jogador do Sport e de outros clubes Brasil afora, é candidato à vice-prefeito da Marim dos Caetés, ele que é olindense da gema e goza de muita simpatia entre os conterrâneos. Está na chapa encabeçada por Mirella Almeida.

Chiquinho


DESTAQUES DA CRÔNICA ESPORTIVA – Washington Ramos, o dinâmico radialista que faz muito sucesso ao promover o seu já tradicional “Troféu Destaques da Crônica Esportiva de Pernambuco”, está em plena labuta, visando à realização da 14ª edição do evento. Haverá homenagem a alguns ex-presidentes de clubes, que receberão o Troféu Ricardo Rocha, Capitão do Tetra. São eles, Maurício Cardoso e Paulo Wanderley (Náutico), Tininho e Mirinda (Santa Cruz) e Homero Lacerda (Sport). Os treinadores Roberto Fernandes e Sérgio China também serão homenageados, bem como os artistas Maestro Forró (Santa), Santanna, o Cantador (Sport) e Bia Vilachan (Náutico). Será no dia 29 de novembro, às 20h, no Restaurante Boi e Brasa, na Ilha do Retiro, com apresentação de Fernanda Durão, da TV Nova. As revelações da crônica esportiva indicadas para receber a premiação são Tahis Ramos, Pedro Maranhão, Gio Marques Moura, Caio Chuva e Marcone Chaveiro.

35ª REFENO – O Recife Antigo, ou Bairro do Recife para os recifenses mais tradicionais, tem um fim de semana agitado, com a 35ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha, a prova oceânica internacional promovida pelo Cabanga Iate Clube. Como sempre, a partida é nesse sábado por volta do meio-dia, com muita gente no Marco Zero para ver a debandada dos barcos, digamos assim. E a Marinha do Brasil acompanhando de perto, pronta para qualquer emergência.



Desde a semana passada, participantes de várias partes do Brasil têm chegado à capital pernambucana para realizar os  preparativos finais. A essa altura, os noronhenses devem estar na maior expectativa. A ilha tem uma semana de festa, com muita agitação, à qual aderem turistas que nada têm a ver com o evento e acabam se infiltrando. Cobri a Refeno várias vezes  e sei o que a sensacional prova significa para as centenas de iatistas que dela participam e de muita gente que gira em torno. Desejo um feliz trajeto aos navegantes e sucesso aos organizadores no continente e no arquipélago.

Comentários