I FÓRUM GLOBAL PAZ NO FUTEBOL

 

Foto: Reprodução


 

Um dia de intensos debates sobre a violência no reino da bola

 

 



 

A violência dentro e fora dos estádios, que há muitos anos vem enodoando o futebol brasileiro, com verdadeiras batalhas entre torcedores rivais, estará em discussão nesta sexta-feira (12), no Recife. Às 8h, terá início o I Fórum Global Paz no Futebol – Violência e Racismo.

Uma extensa pauta será aberta, sendo  analisada e debatida durante todo o dia. Local,  auditório situado no terceiro andar do Museu Cais do Sertão, Av. Alfredo Lisboa S/N, Armazém 10, bairro do Recife, também chamado de Recife Antigo.

O conclave tem a direção de Ubirajara Tavares – Bira da Universo, executivo de Educação, diretor-geral da Universidade Salgado de Oliveira; jornalista Marcos Lima, Mochila, da antiga dupla da tevê. Mala e Mochila; e publicitário Doryan Bessa, do DBD.

O deputado estadual Ricardo Costa, falecido em 7-2-2023, abraçou a ideia, quando esta se encontrava ainda em fase embrionária. Por isso, figura na relação de personalidades que serão homenageadas.

Foto: Reprodução


Outra figura importante para o êxito do evento,  já garantido antecipadamente, foi Constantino Barbosa da Silva Junior, Tininho, ex-dirigente do Santa Cruz, presidente da Liga do Nordeste, que se integrou ao grupo com muita vontade.

Merece registro também, a colaboração da radialista Kaline Bradley, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

SERÃO HOMENAGEADOS

EDNALDO RODRIGUES, presidente da CBF

ATHIRSON MAZOLI, secretário nacional de Futebol e Defesa do Torcedor, do Ministério do Esporte

EVANDRO CARVALHO, presidente da Federação Pernambucana de Futebol

BELIATO e SIDCLEY, ex-zagueiros do Náutico, que foram recordistas brasileiros, juntamente com o goleiro Neneca, com 1.636 minutos sem levar gol, em 1974

LENIVALDO ARAGÃO, jornalista esportivo, considerado a “Enciclopédia Viva do Futebol” por tudo o que ele já proporcionou a este esporte, o mais querido dos brasileiros

HOMENAGENS IN MEMORIAN

LUIZ MALA MUNIZ, repórter esportivo recentemente falecido

RICARDO COSTA, ex-deputado estadual por Pernambuco, autor da Lei que tornou o segundo sábado de dezembro “Dia do Jogador Profissional de Pernambuco.”

Foto: Reprodução


PALESTRANTES

ANDREI KAMPFF, ex-repórter da Globo, criador do Portal Lei em Campo, atualmente colunista do UOL.

CLAUDIA MOLLINA, jornalista, psicanalista e delegada de polícia em Pernambuco.

MAURÍCIO MURAD, doutor em Sociologia dos Esportes pelas Universidades do Porto-Portugal e de La Coruña-Espanha; fundador e coordenador  do Núcleo de Sociologia de Futebol da UERJ e pesquisador sobre Práticas de Violência no Futebol e Medidas de Controle e Superação.

WALLACE VALENTE, colunista do jornal A Gazeta, de Vitória-ES, e estudioso do tema violência, não só no futebol, mas noutros esportes.

OSVALDO SESTÁRIO, advogado civil, trabalhista e criminal com ampla atuação perante o STJD, no futebol e demais modalidades esportivas. É defensor de 30 clubes, incluindo os pernambucanos Santa Cruz, Náutico, Sport e Salgueiro, bem como a  ANAF (Associação Nacional de Árbitros de Futebol).

MEDIADORES E DEBATEDORES

ANDRÉ LUIZ CABRAL, comentarista de futebol e presidente da ACDP (Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco)

BETO LAGO, colunista esportivo

FERNANDA DURÃO, apresentadora de televisão

LEO MEDRADO, narrador e apresentador de rádio e TV

PAULO ROBERTO ARRUDA, presidente do Vitória-PE

AILTON ALFREDO, promotor público, criador do Juizado do Torcedor.


Comentários