NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Reprodução: Globoplay


ÍNDICE: 1) O Leão levantou a taça como se previa; 2) Agora, duelo de campeões; 3) Rivalidade regional; 4) A leãozada conhece; 5) Revelação; 6) Talissisinho; 7) Arbitragem; 8) Parabéns em duplicata ao Timbu; 9) Campeões e vices; 10) Campeonato das promessas; 11) O time deles.

 



LEÃO LEVANTOU A TAÇA, COMO  PREVIA - O Sport sedimentou o caminho para levantar seu 44º título de campeão pernambucano ao derrotar o Náutico, nos Aflitos, por 2 x 0, uma semana antes. Pelo que o Alvirrubro apresentou naquele jogo, ou deixou de apresentar, o destino da final do estadual de 2024 estava traçado. Agora, na segunda partida, nesse sábado 6/4/24, o Timbu foi mais intenso do que quando jogou em casa. Só se perturbou na hora das finalizações. Nisso, o agora bicampeão Sport também vacilou. Mas o time da Ilha do Retiro levou  para a Arena de Pernambuco a vantagem de dois gols obtida na casa do adversário. O Leão chegou a carimbar as traves alvirrubras três vezes, porém o jogo terminou em 0 x 0. Menos mal para a timbuzada, bom para os 45.500 leoninos que encheram a Arena mais uma vez, estabeleceram novo recorde de público e festejaram a conquista do título. Merecidamente.  À turma do Leão, os parabéns da Coluna por mais este feito.

AGORA, DUELO DE CAMPEÕES O Sport não tem tempo para comemorar. Já na próxima quarta-feira (10) volta à Arena para enfrentar o Ceará pela Copa do Nordeste. O Vovô também acaba de se sagrar campeão da Terra de Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel. Houve dois empates com o  Fortaleza – neste sábado (6) foi 1 x 1, porém o Vovô levou a melhor nos pênaltis.

RIVALIDADE REGIONAL – Trata-se do polêmico jogo da Copa do Nordeste, que a Federação Cearense insistiu até os últimos momentos em levar para fora de Pernambuco. Jogo na Arena, com público. Tudo ao contrário do que os cearenses pretendiam.

A LEÃOZADA CONHECE – Como ocorreu na última das duas partidas finais do Campeonato Pernambucano, com Mazola Júnior, o técnico do Ceará é um velho conhecido da torcida do Sport.  Trata-se do ex-jogador e ex-treinador rubro-negro (2012) VAGNER Carmo MANCINI, paulista de Ribeirão Preto, 57 anos, bastante rodado por este Brasil. 

REVELAÇÃO – Se ainda estivéssemos no tempo em que eram escolhidos oficialmente, ou quase isso, os melhores do campeonato, o lateral-direito Pedro Lima, do Sport, 17 anos, seria eleito por unanimidade a revelação do certame. Tem classe, combatividade e um grande futuro pela frente.

Reprodução: Jornal da Paraíba

TALISSISINHO – Acho que este também tem futuro e daqui para frente deve ser mais bem aproveitado na equipe do Náutico. Ainda está no início da carreira, porém já cria o maior alvoroço quando consegue chegar às proximidades da área adversária com a bola. É o tipo do jogador que levanta a torcida, como foi, por exemplo, o ponta-direita Nado no passado.

ARBITRAGEM – O jogo decisivo foi de certo modo pacífico e isso contribuiu para que o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima  (Fifa) realizasse seu trabalho sem problemas. Idem para os assistentes Francisco Chaves Bezerra Junior e Karla Renata Cavalcanti de Santana, fora do futebol, militar da Aeronáutica. Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho, o quarto árbitro também cumpriu sua tarefa numa boa.    

PARABÉNS EM DUPLICATA AO TIMBU – Os parabéns ao Clube Náutico Capibaribe são dados por dois motivos: 1) por ter conseguido segurar a barra (0 x 0) diante de um Sport mais bem estruturado e com melhores valores individuais, quando muita gente achava que o Leão iria dar uma saraivada de gol, na Arena, depois do 2 x 0 nos Aflitos; 2) pelo transcurso do 123º aniversário de fundação do clube, nascido da ideia de um grupo de jovens que participavam das festivas e movimentadas regatas no nosso Capibaribe, o rio em cujas águas muito mergulhei, em épocas de cheia, na infância e na adolescência, em minha Santa Cruz do Capibaribe.

Foto: Reprodução


CAMPEÕES E VICES – Quarta-feira (10), às 21h30, na Arena de Pernambuco, enfrentam-se Sport e Ceará, os campeões pernambucano e cearense de 2024. Na Fonte Nova, em Salvador, haverá o encontro dos vice-campeões daqui e de lá, Bahia x Náutico.     

CAMPEONATO DAS PROMESSAS - Falo do Pernambucano Sub-20 a ser movimentado a partir do próximo fim de semana. São 18 clubes, divididos em dois grupos de nove. Veja:

GRUPO A: Águia, Íbis, Jaguar, Náutico, Porto, Santa Cruz, Santa Fé, Serrano e Sete de Setembro. 

GRUPO B: América, Atlético Torres, Belo Jardim, Central, Centro Limoeirense, Ipojuca, Petrolina, Retrô e Sport. 

PRIMEIRA RODADA

Sábado 13

RETRÔ x CENTRO LIMOEIRENSE, 10h, CT Retrô; JAGUAR x ÍBIS,15h, CT Ninho das Cobras; NÁUTICO x SANTA FÉ, 15h,  CT Wilson Campos; BELO JARDIM x AMÉRICA, 15h, Mendonção/Sesc; IPOJUCA x ATLÉTICO TORRES, 16h, Antônio Dourado

Domingo 14

SANTA CRUZ x SETE DE SETEMBRO, 15h, CT Ninho das Cobras; ÁGUIA x PORTO, 15h, José Vareda; SPORT x CENTRAL,15h, CT do Sport 

O TIME DELES

CARLOS AUGUSTO BALBINO, CARIOCA (divulgador da memória fotográfica de Santa Cruz do Capibaribe)-Náutico

MAESTRO DUDA – (músico e compositor) – Sport

MAINHA – Ex-jogador do Sport, Santa Cruz e Náutico) – Santa Cruz

Comentários