NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 



Foto: Reprodução Esporte Goiano / Me Sport)


 

ÍNDICE: O Leão devorou o Tigre / Outros jogos / Um Timbu no Frasqueirão / O Sertão é Petrolina / Retrô nas Alagoas / Hora de chegar junto / Longe da Seleção / Fortaleza enriqueceu sua história /  Náutico e Retrô na cabeça / A garotada mostra serviço / Nome de boleiro / Renatinho na base / Goleiros, parabéns / O time deles   



 

O LEÃO DEVOROU O TIGRE – Na roleta da Série B, o duelo entre os dois felinos, de Pernambuco e de Goiás, foi vencido pela fera da casa. O Sport, depois de ter faturado os três pontos no Amazonas, voltou a ganhar, agora em seu domínio, e animou a torcida – 14.282 pagantes. O Vila Nova até que tentou reagir, mas não passou disso.  Um gol em cada etapa – Rafael Terre, o zagueiro artilheiro, 28 do 1º, e o goleador de ofício Gustavo Coutinho, 6 do 2º, carimbaram a vitória por 2 x 0 sobre o Vila. Não vamos nos referir ao bicampeão pernambucano como um primor, mas foi flagrante sua superioridade sobre o Vila Nova. Este  vinha de vitória (2 x 0) diante do Guarani, porém perdeu força na Arena de Pernambuco e por isso não pôde dar o bote que havia preparado para devorar o Leão.

Pelo Brasileirão, o Sport volta a campo sexta-feira que vem (2 de maio), contra o Coritiba, no Couto Pereira. Antes, porém, terça (30 de abril) enfrentará o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A volta será em casa.

OUTROS JOGOSGuarani 0 x 1 Chapecoense,  Avaí 0 x 2 Santos e Ituano 0 x 2 Operário 

UM TIMBU NO FRASQUEIRÃO – O Náutico, que conseguiu evitar que seus torcedores fossem explorados pelo ABC, pagando mais caro do que a turma de casa, encara neste sábado (27) o mais querido do Rio Grande do Norte, em igualdade de condições com o adversário. Jogo no Estádio Maria Lamas Farache, o popular Frasqueirão. Ambos empataram por 1 x 1 na estreia e buscam o primeiro triunfo. Jogo às 17h. É hora de “botar o pé na taba” e começar a disparar.

 

O SERTÃO É PETROLINA   Rivalidades locais à parte, os sertanejos de Pernambuco estão com o Petrolina. A Fera Sertaneja estreia nesse sábado (27), na Série D, recebendo o Esporte Clube Jacuipense, de Riachão do Jacuípe, BA, às 16h.

 

RETRÔ NAS ALAGOAS – O time de Camaragibe também inicia nesse sábado sua caminhada na Quarta Divisão nacional. A Fênix vai enfrentar o Clube Sociedade Esportiva, o conhecido CSE, na cidade de Palmeira dos Índios, às 19h. O técnico Itamar Schüller, emprestado  pelo Santa Cruz, teve tempo para aparar as arestas que por acaso tenha encontrado no time.

 

HORA DE CHEGAR JUNTO – Oportuno o apelo feito por André Campos, que era o presidente do Náutico em 2001, no ano do centenário, para que alvirrubros de posse ajudem o clube. O Timbu vive uma fase de intensa dificuldade e já não pode caminhar exclusivamente com as próprias forças. Precisa de apoio financeiro para não enveredar por um caminho sem volta. Já deu para ver o tamanho do problema a ser enfrentado na marcha para a almejada Série B. É preciso ter um time, pelo menos razoável, e isso só é alcançado com o vil (será que é mesmo?) metal. A hora é de união.  


Foto: Reprodução

 

LONGE DA SELEÇÃO – Jogando pela Libertadores e Sul-Americana, na Bolívia e na Argentina, respectivamente, Flamengo e Corinthians mostraram como está difícil para o técnico da Seleção convocar jogadores que atuam no Brasil. Por isso os “estrangeiros” são maioria absoluta. Estou falando de dois times que estão sempre na ponta. Dependendo do que produziram, nenhum dos atletas que estiveram em campo contra Bolívar e Argentinos Juniors teriam chance. A não ser para a equipe B.

 

FORTALEZA ENRIQUECEU SUA HISTÓRIA A sensacional  vitória por 4 x 2 do Fortaleza sobre o Boca Juniors, pela Copa Sul-Americana  deve orgulhar para sempre a torcida do Tricolor do Pici. Não é qualquer time que consegue dobrar a mais famosa das equipes da terra do tango. O feito do Leão cearense é histórico.

 

NÁUTICO E RETRÔ NA CABEÇA   – No Campeonato Pernambucano Sub-20, o Náutico lidera o Grupo A, e o Retrô está na ponta do B, ambos com 6 pontos. São 9 times em cada pelotão. Mas, calma. Só foram disputadas até agora 2 das 9 rodadas que compõem a primeira fase.

 

A GAROTADA MOSTRA SERVIÇO – Antigamente era pura diversão. Não mais. Hoje é encarado como um possível início de carreira. No dia 11 de maio, sábado, terá início a Copa Pernambuco, nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, promovida pela Federação Pernambucana de Futebol. Antes, de 1º a 6 de maio, haverá, no CT do Retrô, a segunda edição da Copa Nordestinho, realizada pela Fênix, nas divisões Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-17. Participação de 17 clubes, sendo 8 de Pernambuco. Os jogos serão transmitidos pelas TVs FPF e Retrô. Vez por outra desponta um jogador saído dessas equipes. No momento, são festejados Pedro Lima, do Sport, e Thalissinho, do Náutico. Mas há outros pintos beliscando a casca do ovo.

 

NOME DE BOLEIRO – Pelo menos isso. Falo de Menzenga, que está chegando para dar sua ajuda ao Náutico, na Série C, a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. Não tem nenhum parentesco com o branquelo Maizena, gentil porteiro da FPF.

 

RENATINHO NA BASE – Muito torcedor do Santa Cruz está festejando a volta de Renatinho, que brilhou como lateral e meia do Tricolor. Depois de rodar pelo mundo, chegou para trabalhar nas divisões de base no Arruda, onde, aliás, despontou, vindo de Serra Talhada. Foi encaminhado para a Cobra Coral pelo ex-deputado Sebastião Oliveira, tricolor até a medula.

 

Renatinho (Reprodução)

GOLEIROS, PARABÉNS – São muitos os que passaram pelo meu caminho, desde 1957, quando dei meus primeiros passos na profissão. Alguns foram consagrados, outros injustiçados. Valdir Appel, catarinense ligado à história do Vasco, e que teve uma rápida passagem pelo Sport (1969), conta nos livros que escreveu, como a missão do goleiro é espinhosa e ao mesmo tempo maravilhosa. Valdir, como Waldemar, do Náutico, teve a desdita de fazer um gol contra. Waldemar num jogo contra o nosso América, Valdir defendendo o Vasco diante do Bangu. A todos os goleiros em atividade e mesmo os inativos que ainda estão por aí, o meu sincero abraço!

O TIME DELES

Fernando Camutanga (ex-jogador) -Sport

João Bita (laboratorista fotográfico) - Náutico

Paulo Câmara (presidente do Banco do Nordeste) -Santa Cruz 


Comentários