NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Reprodução: Folha PE




ARES DE MUDANÇA NO FUTEBOL PERNAMBUCANO - Um torcedor poderoso, que é deputado federal, está encetando movimento, no qual procura agrupar os mais diferentes segmentos ligados ao futebol pernambucano. O objetivo é a realização de um trabalho conjunto, buscando o soerguimento da Terra dos Altos Coqueiros no cenário futebolístico nacional. Para ele, chega de humilhação.

A verdade é que mais uma vez não teremos um time na Série A, o que impossibilita sonhar com a Libertadores ou com a Sul-Americana. E suprime a divulgação do nosso futebol Brasil afora. A não ser quando a notícia é ruim, como a do atentado à delegação do Fortaleza. E tome queda no ranking. Ao mesmo tempo traz desvalorização, agora que as SAFs estão aflorando. Estas encaram o futebol como um negócio, pouco se lixando para o fator lúdico. E não estão aí para jogar dinheiro fora. Têm o olho voltado para o lucro. À mesa, só carne de primeira. O resto é resto, como dizia o engraçado e irônico narrador Aldir Doudement, de saudosa memória.

Quanto ao deputado, ele acredita que é chegado o momento de se partir para uma reação, o que passaria pela destituição do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, o advogado atuante e delegado de polícia aposentado Evandro Carvalho, no cargo há 11 anos. Creio que seu afastamento só pode ser alcançado dentro do processo eleitoral, jamais “na lei ou na marra”. A não ser que haja alguma acusação grave que o incrimine, coisa do que nunca ouvi falar. Talvez os ‘rebeldes’ aleguem desídia.

Nesta segunda-feira (15), à noite, haverá uma reunião, na Av. Antônio de Goes, no Pina, com muitos convidados, inclusive gente da imprensa, para debater a pré-revolução no futebol da terra de Frei Caneca. O caldeirão certamente vai ferver!

TÁ CHEGANDO A HORA  Torcedores do Sport e do Náutico vivem a expectativa da estreia de seu respectivo time no Brasileirão. Ambos jogarão no fim de semana que vem. O Rubro-Negro, que mais uma vez buscará o acesso à Série A, irá a Manaus enfrentar o Amazonas, sábado 20, na Arena da Amazônia. Na segunda rodada receberá o Vila Nova (GO), sexta-feira 26, às 19h. O Náutico, que tem por objetivo retornar à Série B,  debutará na C de 2024 em seus domínios, domingo 21, contra o São Bernardo, 18h30. Na segunda rodada irá a Natal encarar o ABC.

OS GAROTOS DO LEÃO – O Sport chegou à quarta fase do Brasileiro Sub-17 após eliminar CSP (PB), Ceará e Paysandu. Vai encarar o Fluminense, que superou Porto Vitória (ES), América (MG) e CRB. O duelo do Leão da Ilha com  o Pó de Arroz começa quarta-feira, 17, às 15h, na Arena de Pernambuco. A volta será na quarta seguinte, 24, no Rio. O vencedor decidirá o campeonato com o ganhador da outra semifinal, São Paulo x Cruzeiro.

PERNAMBUCO SUB-20 – Na primeira rodada os resultados foram Retrô 4 x 0 Centro Limoeirense, Jaguar 2 x 0 Íbis, Náutico 4 x 1 Santa Fé, Sport 4 x 0 Central, Santa Cruz 4 x 1 Sete de Setembro e Águia 1 x 1 Porto. Ainda serão disputados os jogos Belo Jardim x América e Ipojuca x Atlético Torres.

O POVÃO FOI AO ARRUDA - Além das goleadas aplicadas pelos três grandes e pelo Retrô, destaque para a presença de um bom número de  torcedores no Arruda, apoiando a equipe coral na vitória sobre o Sete de Setembro. Esse amor pela Cobra Coral é avassalador.

TIMBUZETES EM DESVANTAGEM – O Náutico foi a Alagoas e perdeu para o Acauã por 3 x 1 na primeira fase do Brasileiro Feminino A3.  É um mata-mata, e a volta está marcada para o domingo 28/4, nos Aflitos. As timbuzetes terão duas semanas para se preparar, visando a dar a volta por cima e obterem a classificação para a Segunda Fase. Na primeira rodada houve duas goleadas: Vila Nova (GO) 7 x 4 e Coritiba (PR) 6 x 0 Operário (MS). Nordestinos em ação: Iape (MA) 1 x 2 Tiradentes (PI), Confiança (SE) 1 x 6 Vitória (BA), Mixto (PB) 1 x 0 Botafogo (PB).

ÍSIS COMANDA GOLEADA NA SELVA – Na Série 2 do Brasileiro Feminino, o Sport foi a Itacoatiara, no Amazonas, e fez bonito. O Leão estreou derrotando o JC por 4 x 1. Ísis chamou o jogo para si, marcando três gols. Sua companheira Pereira completou a goleada leonina. Isabelle marcou o gol de honra das amazonenses.  O Sport volta a jogar no próximo sábado (20), às 15h, recebendo o Fortaleza.

Comemoração rubro-negra em Itacoatiara/AM (Divulgação Sport)

TIMBU E LEÃO NO FUTSAL – Náutico e Sport, bem como outras equipes – são 20, de 14 Estados – participam, a partir de 11 de maio, do primeiro Campeonato Brasileiro de Futsal. Nada a ver com a competição promovida pela Liga Nacional. Trata-se de um certame organizado pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal).  Conheça os participantes:

GRUPO A: América (MG), CRB (AL), Cruzeiro (MG), Costa Rica (MS), Estrela do Norte (AM), Fortaleza (CE), Náutico (PE), Passo Fundo (RS), Sapezal (MT) e Vasco da Gama (RJ) .GRUPO B: América (RN), Apodi (CE), Ceará (CE), Chopinzinho (PR), Concórdia (SC), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE), Sorriso (MT), Sport (PE), Yeesco (RS).

CARREATA – Na semana passada rememorei as passeatas comemorativas das conquistas dos campeonatos. Ainda existem, embora não tenham mais o antigo glamour por causa do aperto do calendário nacional. A torcida do Ceará desfilou pelas ruas de Fortaleza, neste domingo (14), festejando o 46º título de campeão estadual do Vovô. Porém, sem a presença dos jogadores, os artistas do show, que não puderam ser paparicados.

JEJUM DE PIPICO – O centroavante Pipico, 39 anos, ex-Santa Cruz, continua sem sentir a emoção de ser campeão em sua longa carreira. Esteve pertinho de levantar a taça paraibana pelo Botafogo nesse sábado (13). A decisão com o Sousa foi para os pênaltis após empate de 1 x 1 no Almeidão. O goleiro Bruno Fuso, da equipe do Interior, defendeu um, cobrado por Wendel Lamar, e Pipico isolou o dele. Festa do Dinossauro para a torcida do Belo ver.

DECISÃO QUE PODE GERAR POLÊMICA – Agora, violência praticada por torcedores, mesmo fora do estádio contra delegações visitantes ou árbitros, tem sua culpabilidade atribuída ao clube mandante. Isso é consequência do atentado de membros da Torcida Jovem do Sport à equipe do Fortaleza, a cerca de oito quilômetros do local do jogo, a Arena de Pernambuco. Assim determinou a CBF. Uma decisão capaz de gerar polêmica entre os clubes.

O TIME DELES

Augusto Coutinho (deputado federal) – Santa Cruz

Pedro Campos (deputado federal)-Sport

Priscilla Krause (vice-governadora de Pernambuco)-Naútico

Comentários