ILHA, AFLITOS E GERALDÃO

 

Luciano Juba dá adeus à torcida leonina (Reprodução)


 

Futebol e voleibol agitam o fim de semana do pernambucano

 



 

Momentos de alta rotação esportiva em Pernambuco. Não é só o futebol, com Sport x Ituano e Náutico x São Bernardo que agita a Terra dos Altos Coqueiros neste momento. O voleibol está aí, com o 35º Campeonato Sul-Americano Masculino. Espera-se o mesmo sucesso obtido na quadra e fora dela pelas mulheres, que abalaram as arquibancadas do Geraldão na exitosa caminhada para mais uma conquista no Sul-Americano Feminino. O vôlei também faz parte das preferências do nosso povo, que é bastante eclético.

No futebol é importante que os adeptos mais impetuosos de Sport e Náutico saibam se conter, evitando distúrbios que possam prejudicar seu respectivo clube.

O ADEUS DE LUCIANO JUBA

No futebol há muita emoção a ser descarregada, a partir desta sexta-feira (25), com o jogo Sport x Ituano, na Ilha do Retiro, pela Série B do Brasileirão. O rubro-negro pernambucano é o vice-líder do campeonato, e o rubro-negro de Itu, cidade do interior paulista, está na 13ª posição. O Leão é favorito e busca a reabilitação da derrota por 3 x 1 para o Guarani, em Campinas-SP. Já o Marechal de Ferro chegou ao Recife com moral após a vitória por 3 x 0 sobre o Criciúma, na rodada passada, a 24ª.

O duelo entre os dois rubro-negros tem uma atração especial, que é a despedida do versátil Luciano Juba, prata da casa, que está de malas prontas para pegar o avião e se apresentar ao Bahia em meio a uma imensa expectativa da torcida do Esquadrão de Aço.

O Sport espera reassumir a liderança da Série B, ficando com 48 pontos, pois tem 45. Isso acontecendo, a turma do Cazá, Cazá torcerá contra o Vitória (47), domingo, no embate da equipe baiana com o Atlético Goianiense, em Goiânia. Só o Leão da Barra poderia lhe defenestrar da primeira colocação. Os demais apenas chegariam perto.

O CALDEIRÃO VAI FERVER

O sábado (26) é a vez da torcida do Náutico fazer a festa. Dependendo só de suas forças, o Timbu precisa derrotar o São Bernardo-SP, que ocupa a oitava e última posição no grupo que se classificará à próxima fase da Série C e que continuará com chances de subir para a B de 2024. Prevê-se um jogo emocionante, com o Caldeirão dos Aflitos exercendo seu poder de jogador número 12, como aconteceu em várias outras oportunidades. Nesse encontro, só a vitória interessa ao Alvirrubro (9º / 26), posto que no empate, dá o Tigre (8º / 28). Meses atrás, na Copa do Brasil, em jogo único, o Náutico foi a São Bernardo do Campo e registrou uma bela e significativa vitória por 1 x 0.   

Vágner de volta à equipe alvirrubra (Reprodução DP)


BRUNINHO, LUCARELLI...

Pouca gente sabe, mas o primeiro jogo de vôlei na América Latina foi realizado no Recife, na esquina das ruas Da Aurora e Riachuelo.  Mais na frente foi levantado há alguns anos um monumento para lembrar a secular e histórica disputa.

O Geraldão, que sempre serviu de palcos para a realização de campeonatos e jogos eletrizantes, depois de um trabalho de recuperação que consumiu vários anos,  voltou a ocupar seu lugar, como um dos mais bem aparelhados ginásios nacionais.

O Sul-Americano Feminino levou o pernambucano a lotar suas dependências nas cinco rodadas, o mesmo número do Masculino. Comandado por Renan Dal Zotto, um velho ídolo brasileiro, o time que tem Bruninho, Lucarelli e outras estrelas do vôlei mundial, estreará no Sul-Americano neste sábado, às 20h30, enfrentando o Peru, depois do jogo inaugural, Argentina x Colômbia, às 18h.

Bruninho, uma das atrações do Sul-Americano Masculino de Vôlei (reprodução GE)

Até agora houve 34 edições do campeonato continental. O Brasil levantou a taça 33 vezes e só deixou de ser campeão em 1964, quando foi derrotado pela Argentina.

Comentários