COPA DO NORDESTE

 Além de Náutico e Sport, Santa Cruz e Retrô tentarão participar


 


Com o Náutico e o Sport, já garantidos, Pernambuco terá ainda Santa Cruz e Retrô batalhando nas eliminatórias para participar da Copa do Nordeste 2023, a ser disputada de 22 e janeiro a 3 de maio. Haverá a participação de 16 clubes, com os jogos distribuídos em 12 datas sem haver choque com os campeonatos estaduais. 

Os doze clubes pré-classificados foram definidos mediante estes critérios: nove vagas para os campeões estaduais de 2022 e três para as federações mais bem colocadas no Ranking Nacional de Federações (RNF 22). Atualmente, as federações cearense, baiana e pernambucana estão no topo, tendo sido beneficiadas, com a presença do melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC 22). No que se relaciona a Pernambuco entram o Náutico, bicampeão estadual, e o Sport, via RNC 22.

Sendo assim, já estão garantidos na Copa do Nordeste 2023: Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe, Atlético-BA, Fluminense-PI, Ceará, Bahia e Sport

A formação dos dois grupos da primeira fase será definida por sorteio. Os pré-classificados serão distribuídos entre os grupos A e B assim como os quatro advindos por meio das vagas das Eliminatórias.

Todas as equipes farão oito jogos e as quatro primeiras colocadas de cada grupo passam para a fase seguinte – quartas de final. Nessa etapa, os dois primeiros colocados de cada grupo farão o jogo único como mandantes. Nas semifinais, os mandos de campo serão dos times de melhor campanha. A final será disputada em jogos de ida e volta com o clube de melhor campanha decidindo diante de sua torcida. 

ELIMINATÓRIAS

As eliminatórias para o chamado Nordestão serão disputadas em duas fases e em jogo único. Nos dias 5 e 8 de janeiro, dezesseis equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos da "Lampions League". São elas: Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa.



Comentários