O RECIFE DE TODOS OS ESPORTES

Lenivaldo Aragão


A fadinha Rayssa Leal ao vivo na Rua da Aurora (Pablo Vaz-Divulgação)

É uma felicidade sentir que o Recife voltou a sediar competições importantes nos cenários nacional e internacional. Em poucos dias a capital pernambucana, e por consequência o Estado de Pernambuco, foram notícia no Brasil e no exterior, via basquete, natação e skate. Mas não para aí. Estão chegando o vôlei e o MAM. Ou seja, depois de um longo período de inércia, estamos novamente na reta dos desportos. Deixamos de concentrar nossa atenção apenas no futebol, especialidade em que nada temos o que mostrar, por enquanto, para provarmos que a paixão de nosso povo pelo esporte é eclética.

Dá gosto ver nos jornais as louvações da graciosa maranhense Rayssa Leal (foto), de 14 anos, após levantar a etapa do circuito brasileiro de skate, aqui realizada.  

– Já estou com o sotaque aqui de Pernambuco. Sou do Maranhão, estou aqui há poucos dias, mas tivemos uma recepção maravilhosa – disse, segundo a Folha-PE, mostrando-se satisfeitíssima pelo fato de sua modalidade ter passado a contar com mais um local de primeira linha.

– Fico feliz demais em ver o skate chegar com essa força aqui no Nordeste.

PIONEIRISMO PERNAMBUCANO

Depois do sucesso que foi a Copa América de Basquete Masculino, levantada pela Argentina, o ressuscitado Geraldão, já está recebendo a Supercopa de Vôlei Masculino. Disputa programada para o próximo domingo (25), às 10h, reunindo as equipes mineiras do Cruzeiro e do Minas. Sensacional!

Enquanto isso, a ex-nadadora Adriana Salazar, primeira mulher pernambucana a ter participado de uma olimpíada – Seul, Coreia do Sul, 1988 – era só vibração nos dias em que durou a edição do Troféu José Finkel, realizada no Recife. Adriana há vários anos está à frente da área esportiva na Secretaria de Esportes de Pernambuco e foi a maior batalhadora pela pioneira vinda ao Nordeste do consagrado evento da natação brasileira, com raízes fincadas no Sudeste. O triunfo da pernambucana Etiene Medeiros, hoje radicada em São Paulo, no parque aquático do Santos Dumont, certamente deixou a ex-nadadora Adriana orgulhosa.

E tem mais, está chegando também, pela primeira vez nesta região do Brasil o MMA Legacy Fighting. Pauleira!

Está chegando também uma competição, que se prenuncia das mais movimentadas, de futevôlei.    

Comentários