Por Lucídio José de Oliveira
Foi nos meados dos anos 30. A grande novidade do futebol pernambucano. A The Pernambuco Tramways & Power Company Limited, a companhia de bonde dos ingleses, resolveu fazer um time de futebol para disputar o campeonato. Estrearam em 1935 com o pé direito, decidindo o título com o Santa Cruz em jogo memorável. O Santa ficou com o título. Entre outras coisas porque tinha Tará (fez três gols na decisão) e Sidinho I, um meia cerebral. O jogo decisivo foi 5x2. Antes, haviam jogado aquela que seria a partida decisiva, jogo interrompido na prorrogação por falta de luz, com vitória parcial do Tramways por 4x3, anunciado nos jornais como campeão do ano. Mas o jogo teve que ser concluído depois de muita briga nos tribunais, com o Santa chegando ao empate com um gol de Sidinho, o que forçou um nova partida... E então, deu Santa, 5x2 como foi dito. De todo nodo, era o cartão de visita do estreante Tramways. E o Tramways confirmou, disse mesmo para que tinha vindo em 36 e 37, bicampeão invicto nos dois anos. Na foto acima, de 1935, vê-se no detalhe Bermudes, capixaba, artilheiro do campeonato daquele ano; em 1939 campeão com o Náutico jogando ao lado de Fernando Carvalheira. O outro assinalado, com tinta azul, é Furlan, seria mais adiante campeão mais de uma vez pelo Sport. O time do Tramways tinha um zagueiro de área chamado Domingos, o que já era meio caminho andado. No Flamengo do Rio, brilhava na época o Divino Mestre Era este o time-base do Tramways, ou pelo menos foi esta um dia, em um determinado jogo, a escalação dos transviários: Zé Miguel, Domingos e Moacir (Guaberinha), Paizinho, Furlan e Popó, Alcides, Bermudes, Chinês, Sopinha (Quetreco) e Olívio. O Tramways continuou brilhando até 1941. Foi quando acabou de vez, prenunciando o fim também da companhia de bonde para breve.
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