Futebol e Essa Coisa Toda



CAPITAL X INTERIOR

O Campeonato Pernambucano já tem seu primeiro finalista. É o atual campeão, o Náutico, que obteve a vaga ao derrotar o afoito Afogados da Ingazeira por 2 x 0, nos Aflitos. Jogo que vai dar muito o que falar por causa do erro de arbitragem.

A televisão tem mostrado às escâncaras: no primeiro gol. Luiz Henrique estava impedidíssimo, e o bandeirinha, certamente mal colocado, não percebeu. Houve outro gol do Timbu erradamente anulado, mas quem sabe se a condução do jogo, àquela altura seria a mesma se a partida continuasse em 0 x 0?

Após vencer Afogados, Timbu espera adversário da final (Cortesia de Genival Paparazzo)


Enfim, assim é o futebol, desde que foi inventado. Uma eterna geratriz de polêmica. É bom lembrar também que os alvirrubros andaram perdendo chances incríveis.
No duelo Capital x Interior em que se constituiu a fase semifinal, espera-se que a Ilha do Retiro ferva domingo que vem. O Salgueiro do técnico Sérgio China desce a BR 232 embalado para lutar para, mais uma vez, figurar numa final do Estadual. Espera-se um jogão!

   
HAJA FÔLEGO1

O Náutico não tem nem tempo para comemorar a passagem para a final do Campeonato Pernambucano. E o Santa Cruz de lamentar a derrota para o ABC. Daqui a dois dias, ou seja, neste sábado, 7, ambos estarão envolvidos em jogos cruciais pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O Náutico encara o Ceará, às 18h30, no Castelão, e o Santa recebe o CRB, às 20h, no Arruda. Ainda pelas quartas haverá Botafogo/PB x CSA, domingo, no Almeidão, às 18h, e Fortaleza x Vitória/BA, no Castelão, segunda, 21h30. Os vencedores estarão nas semifinais. Caso haja empate, a decisão será por pênaltis.

LISCA DOIDO?

Doido é quem o chama. Com suas doidices, se é que são, ele está fazendo o Ceará Sporting Club ser respeitado Brasil afora. A última façanha foi derrotar o Corinthians, em São Paulo. É verdade que para a classificação à nova fase da Copa do Brasil, o 1 x 0 no reduto corintiano não serviu porque o Vovô havia levado uma lapada de 3 x 1, em casa. Mas manteve o moral do time de Lisca.

E ROBERTO?

Aliás, sábado que vem, os dois representantes de Pernambuco vão encarar ex-treinadores. Enquanto o Náutico estará frente a frente com Lisca, que esteve duas vezes no comando do seu time, o Santa Cruz se defrontará com Roberto Fernandes, que o dirigiu antes de comandar o CRB, além de ter sido o treinador que levou o Timbu a ser campeão pernambucano após quase 13 anos sem ver a cor da bola. Os dois, no momento, estão em patamar superior aos colegas Márcio Goiano (Náutico) e Leston Júnior (Santa), que dirigem equipes da Série C. Lisca é da A e Roberto da B. Portanto, comandam  times mais bem qualificados. Vamos dizer que ninguém tem raiva de ninguém, mas que dá um gostinho especial derrotar o ex-time, dá.

Roberto (Reprodução internet)


BOLA PESADA

Futsal do bom, de domingo, 7, a sábado, 13, no ginásio do Centro de Esportes Santos Dumont, em Boa Viagem. É a Copa do Brasil Sub-17, na qual Pernambuco será representado pelo Sport e pelo ABC de Paulista.

SEM BRILHO

Pernambuco permanece ofuscado no Campeonato Brasileiro Feminino da Primeira Divisão. Nessa quarta-feira, 3, o Sport voltou a perder. Jogando em Foz do Iguaçu/RS, as leoas não resistiram ao Foz Cataratas e foram derrotadas por 2 x 0. Em 2 jogos, 2 derrotas. O Vitória-Santa Cruz, com 1 partida a mais que o Sport, obteve 1 empate e sofreu 2 derrotas.

Entre os 18 participantes, o Vitória-Santa Cruz é o 14º colocado, com 1 ponto; o Sport ocupa a 15ª posição, com 0. O líder é o Flamengo, com 9 pontos em 3 jogos.

Na próxima quarta-feira, 10, Vitória-Santa Cruz x Minas Icesp/DF, 9º colocado, na Arena de Pernambuco. No dia seguinte, Sport x Corinthians, 6º colocado, no Ademir Cunha, em Paulista. Ambos os jogos, às 15h.

FEITO CAMALEÃO

Nascido João de Barros, nas cores branca e verde, o América mudou de nome, e até hoje se mantém como América Futebol Clube. A mudança se deu para atender a uma solicitação do influente desportista Belfort Duarte, diretamente ligado ao América do Rio de Janeiro. No Campeonato de 1938, o Campeão do Centenário mudou de cor, passando a usar camisas vermelhas, como seus homônimos carioca e de Natal.  Porém, logo voltou às cores originais, mas o nome ficou.



Comentários